Susana Vieira brindou o público da Globo com a sua personagem Cândida em Terra e Paixão. A dona do bar mais famoso de Nova Primavera já deixou a trama, mas quem é fã da atriz não vai deixar de vê-la atuando, pelo menos não no canal Viva.

Terra e Paixão - Susana Vieira
João Miguel Júnior / Globo

A artista faz parte do elenco de Senhora do Destino (2004), que atualmente está em exibição no canal pago do Grupo Globo. Contudo, mesmo com o sucesso da obra, a configuração da novela de Aguinaldo Silva podia ter sido bem diferente…

De acordo com notícias da época, posteriormente confirmadas pelo autor, Susana Vieira não foi pensada para o papel de Maria do Carmo.

[anuncio_1]

Troca de papéis

Regina Duarte em Por Amor

A primeira opção para interpretar a protagonista, uma moça pobre que vem do nordeste sozinha com os filhos pequenos, foi Regina Duarte (na foto acima, em Por Amor).

Sendo assim, Susana, que já deixou o folhetim das nove após a morte de Cândida, ficaria com a impagável Nazaré, personagem vivida magistralmente por Renata Sorrah.

“Era quase certo que fosse essa a dupla que ficaria na novela. Eu nunca entendi muito bem porque, a Regina também não, a gente já conversou sobre isso, mas houve um momento que aconteceu alguma coisa e a Regina não participou da novela por causa disso”, revelou o escritor do projeto na época da reprise da obra no Vale a Pena Ver de Novo.

Mudanças em Senhora do Destino

Aguinaldo Silva
Divulgação / Globo

Para Aguinaldo Silva (foto acima), as personagens teriam sido bem interpretadas da mesma forma caso prevalecessem os planos iniciais.

“São duas atrizes que sempre se jogam, se entregam às personagens, mas a troca significou uma mudança muito grande na novela”, disse, explicando que a vilã acabou se tornando engraçada graças à interpretação de Renata.

“[Ela] deu a Nazaré um tom meio irônico e debochado e funcionou muito e é a razão dos tantos memes que se fazem com a imagem dela”.

[anuncio_3]

Pediu para sair?

Senhora do Destino - Renata Sorrah
Divulgação / Globo

Segundo a Folha de S. Paulo publicou em 2004, Regina Duarte teria rejeitado a novela por desejar participar de uma minissérie que seria escrita por Lauro César Muniz na mesma época.

“No lugar dela, passou a Susana Vieira e no lugar da Susana entrou Renata Sorrah”, explicou Aguinaldo em seu canal no YouTube.

Assim, a icônica malvada e cômica da trama seria da outra veterana, o que após a brilhante interpretação de Renata Sorrah (foto acima) é algo difícil de se imaginar.

Nem cogitada

Senhora do Destino

Ao contrário das duas atrizes, quem sempre esteve escalada para viver a nordestina na primeira fase foi Carolina Dieckmann (na foto acima, com Leonardo Vieira, Marcello Antony e Du Moscovis).

Ainda de acordo com a publicação, Gabriela Duarte, mesmo com a mãe até então definida como a mocinha e com a necessidade de abordá-la de maneira mais jovem no início da história, nunca foi cogitada para o projeto.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor