Muita gente pensa que A Intrusa, novela que o Globoplay acabou de adquirir de uma parceria firmada com a Televisa para a exibição e disponibilização de vários títulos famosos em sua plataforma, seria uma continuação do sucesso A Usurpadora (1998).

Gaby Spanic em A Intrusa

Acontece que, embora tenha sido isso que a produtora mexicana tenha tentado fazer parecer, a trama de 2001 tem uma história independente.

Mas, realmente, o enredo tem lá as suas semelhanças com a antecessora. Além de gêmeas – uma boa e outra má -, há a presença de Gaby Spanic como protagonista, além de boa parte do elenco original do êxito retornando propositalmente na nova aposta.

Origem e semelhanças

novela Valentina

Desmistificando esse mito, A Intrusa provém do original intitulado Valentina (1975, na foto acima), produção venezuelana de grandioso sucesso no país. O êxito foi tanto que ela durou mais de anos no ar, o que chamou a atenção da Televisa, que apostou em um remake.

Mas, a direção mexeu na história principal e colocou uma das gêmeas, que somente aparecia quando substituía a irmã morta, para estar presente desde o começo da trama.

O objetivo, de fato, era repetir o bum que foi a trama de Paola e Paulina, tanto que, Vanessa e Virgínia tinha um “Q” das pioneiras.

Virgínia é uma moça dedica, apaixonada, enquanto Vanessa era sensual e desejada pelos homens. Isso de início, pois, por causa da baixa audiência da obra no México, a história foi sendo alterada.

Fracasso (contém spoiler)

La Intrusa

A coisa degringolou de vez com a morte de Virgínia. Não houve divulgação, promoção, nada que tenha salvo o projeto de se tornar mais atrativo ao público e se consolidar como um fracasso. O autor Carlos Moreno e o produtor Ignácio Seda não conseguiram prender a atenção dos telespectadores e nem o elenco conhecido salvou.

Retornaram Chantal Andere, Arturo Peniche, Dominka Paleta, Marcelo Buquet, além de Gabriela, mais os renomados Laura Zapata, Sérgio Sendel, Guillermo García Cantú, Marlene Favela, dentre outros.

Culpando os atores pelo fiasco, Spanic acabou demitida e perdeu o seu contrato de exclusividade com a Televisa.

Intrusa e ignorada

Maria do Bairro - Thalia
Divulgação / Televisa

Mesmo assim, a rede mexicana não havia desistido de vendê-la no mercado internacional. Mas, o fracasso também se repetiu na maioria dos países, saindo do ar antes do fim em vários deles.

Tantos pontos negativos fizeram o SBT simplesmente desistir de exibir a novela, mesmo tendo a divulgado em uma chamada com as novidades para 2022, além de haver publicado sobre o folhetim na antiga revista da emissora.

Dividindo opiniões, durante todos esses anos a história se manteve uma incógnita para os telespectadores brasileiros. Mas, finalmente, cada um poderá conferir a obra e tirar a sua própria conclusão.  

A Intrusa chega em setembro na plataforma global e ainda é cotada para substituir Maria do Bairro no Viva no próximo mês.

Possui como positivo os bons atores, a presença sempre destacada de Gaby e mais uma vez em dose dupla, mostrando todo o seu talento nos dois papéis fundamentais para um folhetim, a boazinha e a malvada, e o fato de ser inédita.

Enredo de A Intrusa

A Intrusa

A trama da novela apresenta Virgínia (Spanic), que ganha a dura missão de seu chefe de proteger os seis filhos dele. Ele pede que ela administre o pouco que restou de sua fortuna. Para isso, ela precisa casar-se com ele, o que acontece sem maiores problemas.

Mas, com a sua morte, a mulher é vista por todas como uma interesseira ao se unir em matrimônio a um homem que estava prestes a morrer.

Para piorar o sofrimento da mocinha, ela é apaixonada por Alberto (Arturo Peniche), filho do falecido, que obviamente a detesta por taxá-la de golpista.

A situação se complicará ainda mais com a chegada de Vanessa (Spanic), uma mulher sensual e ambiciosa que pretende dar uma virada em sua vida de pobreza, fazendo tudo o que for preciso para conquistar bastante dinheiro.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor