CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Record está dividida ao meio. Enquanto o conservadorismo e o patrulhamento cerca a dramaturgia da emissora (e todos os artistas envolvidos), programas como A Fazenda, que contam com participantes como Deolane Bezerra, podem “liberar geral”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, o canal não permite, por exemplo, que seus atores apareçam em fotos sensuais nas redes sociais, mas faz vista grossa diante de barracos e apelações de seus realities.
A emissora até adotou um novo protocolo para evitar baixarias em A Fazenda, como foi visto quando uma voz mandou que Tiago Ramos e Shayan Haghbin se afastassem após discutirem seriamente. No entanto, tal protocolo não impede que constantes barracos aconteçam na atração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Além disso, não são poucas as vezes que A Fazenda explora a sensualidade de seus peões, nas já conhecidas cenas captadas nos chuveiros da casa. Os banhos dos participantes já foram mostrados em detalhes em várias ocasiões. Ou seja, em A Fazenda, tudo é permitido.
Jovens vigiados
Porém, os atores envolvidos nas produções bíblicas da emissora não gozam da mesma liberdade. Recentemente, o site Notícias da TV revelou que a direção de dramaturgia da Record – leia-se Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo – vinha mantendo as publicações de seus artistas sob constante vigilância. A matéria informava que a prima de Cristiane era quem vigiava as redes sociais dos atores.
Segundo o site, atores de Todas as Garotas em Mim disseram, anonimamente, que a equipe do folhetim mandava apagar todas as postagens consideradas impróprias feitas por eles. A orientação era evitar fotos de biquíni ou de conotação sexual, evitando decotes ou poses sensuais.
Além disso, os atores da fracassada novela adolescente também eram proibidos de serem fotografados em bares, ou consumindo bebidas alcoólicas. Ainda de acordo com o Notícias da TV, os jovens artistas até receberam uma cartilha com orientações sobre como se portar.
Patrulhamento
No entanto, o patrulhamento não estava restrito apenas aos atores de Todas as Garotas em Mim. O Notícias da TV informou também que todos os atores de produções bíblicas eram orientados a não aparecer de modo considerado impróprio. Os artistas não deviam aparecer fumando, e as mulheres eram orientadas a se vestir de modo conservador.
O ator Igor Rickli, que já emendou várias novelas bíblicas, foi uma das “vitimas” de tal patrulhamento. O artista teria sido repreendido após postar uma foto em suas redes na qual aparecia nu, ao lado de sua esposa Aline Wirley.
Marcos Mion, atualmente na Globo, também chegou a comentar sobre as limitações impostas pela direção da Record. O apresentador relatou que era orientado a cobrir suas tatuagens, principalmente a que mostra a imagem de Nossa Senhora Aparecida.