Record chuta o balde e confirma qual caminho escolheu seguir
21/09/2022 às 7h15
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A nova temporada de A Fazenda tem operado um verdadeiro milagre no horário nobre da Record. O reality show conseguiu impulsionar a audiência de Reis e Amor sem Igual, algo que parecia bastante improvável. No entanto, a Record já trabalha numa estratégia para derrubar o atual êxito, pois a emissora voltará a apostar em Todas as Garotas em Mim.
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De acordo com o site Notícias da TV, a autora Stephanie Ribeiro já trabalha no texto das próximas temporadas de Todas as Garotas em Mim (ou TAGEM), e os cenários da produção já estão sendo levantados em Paulínia, no interior de São Paulo. As gravações devem começar no ano que vem.
TAGEM registrou os piores índices de audiência de um folhetim da emissora desde a retomada, com A Escrava Isaura. A trama teen foi a responsável por afundar todo o horário nobre da emissora em 2022, prejudicando seriamente os desempenhos de Power Couple Brasil e Ilha Record.
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Escrita por Stephanie Ribeiro, TAGEM é uma produção bíblica voltada ao público jovem. Na trama, Mirella (Mharessa) é uma digital influencer que começa a conhecer a Bíblia com a sua avó, Isis (Adriana Garambone). Ela, então, passa a se imaginar como as mulheres do Livro Sagrado, aprendendo importantes lições.
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Fracasso
A estreia de Todas as Garotas em Mim, em junho de 2022, provocou a pior das impressões. A novela (que a Record prefere chamar de série) mostrou o retrocesso da dramaturgia da emissora, com texto fraco, execução sofrível e um aparente amadorismo. Bem diferente das produções da “fase de ouro”, como Vidas Opostas (2006) ou Chamas da Vida (2008).
A trama representa o fracasso da atual dramaturgia da emissora, impregnada de doutrinação religiosa. Cristiane Cardoso, a filha do bispo Edir Macedo, é quem responde atualmente pela produção das novelas do canal, abrindo mão da qualidade criativa e técnica para apostar em numa forte carga evangelizadora.
TAGEM teve duas temporadas exibidas, entre junho e agosto de 2022, e registrou baixíssimos índices de audiência. No PNT (Painel Nacional de Televisão), a série teve média de 5 pontos. Porém, na Grande São Paulo, a trama registrou fracos 4,3 pontos de média, finalizando como o maior fiasco da dramaturgia da emissora.
Erro
Produzir uma nova temporada de TAGEM é um grande erro da Record. A produção não tem condições de reverter o fraco desempenho dos episódios iniciais, correndo o risco de piorar ainda mais uma situação que já está ruim.
Isso porque TAGEM não tem um público-alvo definido. A embalagem é jovem, mas o enredo é careta. Assim, não agrada ao público tradicional das tramas bíblicas da emissora nem traz uma nova audiência para a Record.
Mas, ao que tudo indica, a gestão de Cristiane Cardoso tem carta branca para investir numa estratégia que não foca em ser competitiva, mas sim em evangelizar o público. A Record mostra qual caminho escolheu.