Mauro Faccio Gonçalves, ou simplesmente Zacarias, fez muita gente rir no histórico humorístico Os Trapalhões, ao lado de Renato Aragão, Dedé Santana e Mussum. O comediante faleceu em 1990, aos 56 anos, após adoecer de repente.

Os Trapalhões
Os Trapalhões (Divulgação / Globo)

De acordo com o pesquisador Rafael Spaca, que produz um documentário sobre o clássico programa, Zacarias faleceu depois de se isolar, contando apenas com a companhia do namorado. O artista teria um relacionamento com Carlos Leite, humorista de A Praça É Nossa, do SBT.

[anuncio_1]

Morreu isolado

 

Radialista e documentarista, Rafael Spaca se dedica a pesquisas sobre o programa Os Trapalhões. O profissional produz o documentário Trapalhadas Sem Fim e já publicou alguns livros sobre o tema, como Os Trapalhões – Modo de Ser, de Pensar e se Expressar, e A Noite Americana dos Trapalhões.

Recentemente, Spaca deu uma entrevista ao podcast Elementar Show, na qual deu detalhes dos últimos dias da vida de Zacarias. De acordo com o profissional, o ator morreu por conta de complicações da Aids – algo que a família sempre negou – e que se isolou com o ator Carlos Leite, que seria seu namorado.

“Nesse período em que ele se isolou, ele vivia com uma pessoa que era o namorado dele, chamado Carlos Leite”, revelou. “Era o namorado do Zacarias. Ele viveu com o Zacarias”, reafirmou.

Spaca contou que Zacarias era espírita e, por isso, decidiu se dedicar a um tratamento baseado em recursos naturais.

“A Globo quis pagar um tratamento pro Zacarias nos EUA, que, naquela época tinha de mais avançado no tratamento da Aids. O próprio Cazuza se tratou nos EUA. Só que o Zacarias falou ‘não, vou fazer aqui’, porque ele entendia, era a filosofia dele de fazer com ervas medicinais, essas coisas todas, e se isolou com o Carlos Leite”, revelou.

[anuncio_2]

Sumiço

Os Trapalhões - Zacarias
Zacarias (Divulgação / Globo)

Tempos atrás, o próprio Dedé Santana participou de um podcast e revelou que Zacarias se isolou e praticamente sumiu durante um período de férias de Os Trapalhões. Preocupados, Renato Aragão, Mussum e ele foram atrás do companheiro, que não estava recebendo ninguém.

Ainda segundo Dedé, o trio se surpreendeu quando Zacarias os recebeu.

“Ele abriu a porta e viu a gente. Estava pele e osso… Tava desfigurado. Aí falamos: ‘vamos levar para o hospital’. Aí ele só saiu dali para o hospital. Mas aí não teve volta”, relatou.

Dedé também contou que José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, foi avisado por eles sobre o que estava acontecendo e, imediatamente, assumiu o tratamento de Zacarias, indicando um hospital para levá-lo. Porém, o comediante não resistiu e faleceu.

[anuncio_3]

Quem era Carlos Leite, suposto namorado de Zacarias?

Carlos Leite como Mauro Mauricio em A Praça É Nossa (reprodução/SBT)

Carlos Leite, apontado por Rafael Spaca como o namorado de Zacarias, era natural de Recife, (PE), mas mudou-se para o Rio de Janeiro (RJ) em 1958, trocando a aeronáutica pelo sonho de ser bailarino e ingressar na vida artística.

Ele estreou na Globo em 1970, participando dos programas Chico City, Satyricon, Planeta dos Homens e Balança Mas Não Cai. Nessa época, ele ficou famoso com o personagem Beleza, um homem muito feio que fazia sucesso com as mulheres.

Após um tempo afastado da TV e se dedicando ao teatro, Carlos Leite voltou às telinhas em 1987 no elenco de Praça Brasil, na Band. Em seguida, se transferiu para o SBT, onde atuou em A Praça É Nossa. Nesta fase, fez sucesso com os personagens Kelé Metaleiro e Mauro Maurício.

Após lutar contra a Aids, Carlos Leite morreu em 3 de março de 1991, com apenas 51 anos de idade.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor