Reciclagem ou economia? SBT reutiliza a mesma bancada há 15 anos em seus programas - TV História

Reciclagem ou economia? SBT reutiliza a mesma bancada há 15 anos em seus programas

Céus e terras passarão, mas a bancada do SBT Notícias Breves não passará. Mais de 15 anos depois do final do noticiário comandado por Cynthia Benini e Analice Nicolau, a mesa em que elas apresentavam o telejornal segue circulando pelos mais diversos programas da emissora de Silvio Santos.

Com algumas pequenas reformas e ajustes, o móvel tem resistido bravamente. O espaço vazio, que mostrava as pernas das âncoras, foi ocupado com um tampão de acrílico, substituído depois por uma tapadeira amadeirada. A estrutura em si, porém, permanece a mesma.

Se a bancada falasse, teria histórias no mínimo interessantes para contar. Se em 2005 ela era utilizada para um dos poucos noticiários do SBT, agora ela surgiu como cenário de um novo quadro do Programa do Ratinho — e essas foram apenas duas das utilidades do móvel mais disputado do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A reportagem do TV História decidiu investigar e conseguiu listar ao menos dez usos diferentes para a bancada do SBT Notícias Breves desde 2005. É, provavelmente, o móvel mais reutilizado nos 70 anos de história da televisão brasileira. Confira:

SBT NOTÍCIAS BREVES – 2005

A primeira aparição da brava guerreira foi em 21 de março de 2015. O noticiário apresentado por Cynthia Benini e Analice Nicolau era veiculado em pequenas edições de hora em hora, e chamava mais atenção pelas pernas da dupla do que pelas notícias veiculadas. A atração saiu do ar em 5 de agosto, como parte das mudanças trazidas pela chegada se Ana Paula Padrão a emissora.

VER PARA CRER – 2006 e 2007

A bancada ressurgiu na programação da emissora em fevereiro de 2006, no Ver Para Crer. A atração, apresentada em esquema de revezamento por Cesar Filho, Analice Nicolau e Celso Portiolli, era uma espécie de Notícias Impressionantes da década passada. Saiu do ar em fevereiro de 2007.

SBT SÃO PAULO – 2012

Depois de 5 anos de aparente desaparecimento, o móvel ressurgiu intacto na enésima tentativa de Silvio Santos em emplacar um telejornal na faixa do fim de tarde. Apresentado por Karyn Bravo e Joyce Ribeiro, o noticiário estreou em março e saiu do ar em maio — sem deixar saudades.

CARROSSEL – 2013

Provando ser mais versátil do que boa parte dos apresentadores da TV brasileira, a nossa amada bancada foi utilizada na campanha publicitária do lançamento da novela Carrossel. A personagem de Maisa Silva, Valéria, apresentava pequenas notícias sobre os demais personagens da trama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


SABADÃO – 2015, 2016 e 2017

Quase dez anos depois de ter tido sua chance com o móvel mais cobiçado do Brasil, Celso Portiolli a reencontrou em seu programa noturno. A mesa foi utilizada em alguns quadros da atração semanal, que chegou a ser reprisada por algumas semanas em 2020, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

PROGRAMA SILVIO SANTOS – 2017

O Sabadão mal saiu do ar e a bancada ganhou a sua chance de brilhar no Programa Silvio Santos. Ela foi utilizada em uma pegadinha de batizada de Jornal da Madrugada, que nada mais era do que uma espécie de versão ainda mais picante do SBT Notícias Breves, citado no início desta lista.

THE NOITE – 2017 até hoje

Eu não disse que o móvel era disputado? Há três anos, ela bate ponto no talk show que Danilo Gentili comanda nas madrugadas da emissora como parte do cenário do Osasco Connection — desde o ano passado, Anhanguera Connection. Como o nome já sugere, se trata de uma versão pobre do Manhattan Connection, da GloboNews.

PROGRAMA DA MAISA – 2019

Maisa também teve sua chance de se reencontrar com o objeto cenográfico preferido do SBT. A bancada, tingida de laranja, foi utilizada na edição de 3 de agosto do programa da adolescente, em uma espécie de telejornal com notícias leves, o Maisa News. Rachel Sheherazade e Pedro Bial eram os convidados do dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


ELIANA – 2019

Em novembro, foi a vez do móvel bater ponto nas tardes de domingo. Montada em pleno cenário real dos telejornais da emissora, que é uma espécie de aquário no meio da Redação do Jornalismo, foi a vez de Tiago Barnabé (vestido como Narcisa Tamborindeguy) apresentar uma espécie de noticiário fake.

PROGRAMA DO RATINHO – 2020

Adivinha quem voltou? Em baixa na audiência desde a estreia de A Fazenda 12, Ratinho teve que correr ao prestígio da bancada para tentar chamar a atenção do público no novo quadro de sua atração, o Cacetadas do Ratinho, uma releitura de seus tempos como âncora de telejornais policiais.



Leia também