“Rebaixamento” de autor da Globo não é tão ruim quanto parece; entenda

João Emanuel Carneiro e Gloria Perez

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última quarta-feira (9), a Globo anunciou a próxima novela original Globoplay e a consequente alteração na fila das nove. A trama de João Emanuel Carneiro, prevista para o segundo semestre, na sequência de Pantanal, migrou para o streaming. A vaga na TV aberta será ocupada por Travessia, de Gloria Perez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os novos planos pegaram a todos de surpresa, público e imprensa. Desde então, muitas teorias sobre as mudanças dominam os portais sobre TV e as redes sociais. As mais estapafúrdias apontam para “insegurança” quanto à manutenção dos índices de audiência de Pantanal – que só serão conhecidos, óbvio, após a estreia do remake.

O folhetim de Carneiro, antes intitulado Olho por Olho, está em curso há tempos. O mesmo para o de Gloria. A pandemia afetou todo o calendário. Um Lugar ao Sol, prevista para maio de 2020, só entrou no ar em novembro do ano passado. E, no meio deste longo caminho, Pantanal tomou a frente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Agora, a boataria acerca da nova resolução da Globo sobre suas próximas novelas inclui o “rebaixamento” de João Emanuel, minimizando a importância da plataforma de streaming do grupo e do autor, acusado também de não ser popular, o que talvez implicasse nos números das 21h – logo ele, responsável por Avenida Brasil (2012).

Novos tempos

Mas o que levou então à transferência de JEC para o Globoplay e ao adiantamento de Gloria? A resposta talvez esteja na história recente do Grupo Globo.

A Covid-19 causou a paralisação dos estúdios por meses. O portfólio, que incluía cerca de sete novelas por ano, somou apenas quatro em 2021, contando com Verdades Secretas 2, feita para o streaming.

Assim como Walcyr Carrasco, autor de ‘Verdades’, João Emanuel Carneiro foi deslocado para o streaming, certamente, para contribuir. A produção de duas novelas das nove ao mesmo tempo, como a investida foi anunciada, amplia a oferta de conteúdo da Globo no Brasil e no exterior. Lá fora, quase sem ter o que entregar nos últimos meses, o grupo recorreu às edições especiais de campeãs de exportações.

Tal pacote incluiu, vejam só, Avenida Brasil, Verdades Secretas (2015) e O Clone (2001), de Gloria Perez. Esta, assim como os colegas Carneiro e Carrasco, tem relevância no mercado interno e externo.

João Emanuel pode não ser um nome tão conhecido lá fora, mas sua trama de maior audiência e repercussão no Brasil certamente é.

Com Olho por Olho – o novo título ainda não foi anunciado –, o Globoplay terá a oportunidade de repetir o barulho de Verdades Secretas 2. O amparo em ‘Avenida’ também deve facilitar a penetração no mercado internacional.

A Globo volta à carga máxima, com o coronavírus sob controle, graças à vacina, e, de quebra, terá na gaveta uma obra inédita para qualquer eventualidade.

Autor(a):

Sair da versão mobile