Fátima Bernardes é considerada uma das principais estrelas da Globo. Na emissora desde 1987, a profissional fez história no jornalismo do canal e deixou sua marca também no entretenimento, à frente do matinal Encontro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, ao optar por deixar o programa diário e entregá-lo para Patrícia Poeta, Fátima acabou “encolhendo” dentro da emissora. A apresentadora passou a comandar o The Voice Brasil, que vive sua pior fase, e, agora, vai estrear uma nova atração num canal que quase ninguém assiste.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leia também: Anos depois, astro abre o jogo sobre polêmica com travestis: “Me incomoda”
Fiasco
No ano passado, Fátima Bernardes pediu à direção da Globo para sair do Encontro para poder se dedicar a projetos que demandem menos tempo. A emissora aceitou o pedido e escalou sua estrela para substituir Tiago Leifert à frente do The Voice Brasil.
Na época, a apresentadora comemorou a mudança, pois afirmou que, desta vez, estaria totalmente dentro do entretenimento – já que o Encontro, embora seja um programa de variedades, é bastante calcado no jornalismo. Mas o que parecia uma nova oportunidade se revelou um belo “presente de grego”.
Isso porque Fátima Bernardes assumiu o The Voice na pior fase da atração. O formato está no ar desde 2012 e se encontra mais desgastado do que nunca. Tanto que a primeira temporada sob o comando de Fátima encerrou sua trajetória como a pior audiência desde que o The Voice passou a ser exibido à noite (a primeira temporada foi transmitida nas tardes de domingo), com modestos 15,14 pontos no Kantar Ibope Media.
Para piorar, Fátima também foi escalada para o The Voice Kids, encerrado recentemente. A oitava temporada da franquia saiu de cena com minguados 10,27 pontos, o pior resultado da história da atração.
Rebaixamento
Mas o The Voice Brasil não é o único projeto de Fátima Bernardes após o Encontro. A apresentadora voltará a ter um programa para chamar de seu, mas a novidade será exibida bem longe dos olhos do grande público.
O canal GNT será a nova “morada” da jornalista. A emissora do Grupo Globo vai lançar um novo talk show apresentado por Fátima, no qual ela receberá dois convidados por programa para debater temas diversos.
A novidade mais parece um “rebaixamento”, tendo em vista o baixo alcance do GNT. De acordo com o jornalista Ricardo Feltrin, do site e canal Ooops, a estação do Grupo Globo se tornou um canal inexpressivo no Ibope, figurando atualmente na 21ª posição no ranking da TV paga. Em junho, o GNT registrou apenas 0,04 ponto, de acordo com dados do Painel Nacional de Televisão divulgados por Feltrin.
Troca infeliz
As mudanças orquestradas pela Globo após a saída de Fátima Bernardes no Encontro se revelaram pouco frutíferas. Ao deixar o matinal, a apresentadora não conseguiu conquistar um espaço de acordo com o seu tamanho. Enquanto isso, o programa diário também não decolou sem sua criadora.
Enquanto Fátima patinou no The Voice Brasil e no The Voice Kids, o Encontro teve um ano problemático sob o comando de Patrícia Poeta e Manoel Soares. A dupla passou um ano se acotovelando em cena, e as interrupções de Patrícia sobre Manoel repercutiam negativamente dentre os espectadores.
Foram tantas as críticas que o Encontro se desgastou. Há alguns dias, Manoel Soares deixou a atração, mas Patrícia Poeta ainda é bastante criticada por seu desempenho em cena.