Em Caminho das Índias, Maya (Juliana Paes) vive um amor proibido. A indiana é apaixonada por Bahuan (Marcio Garcia), mas os dois pertencem a castas diferentes. O rapaz é um “dalit”, ou intocável, considerado um ser humano inferior. Na trama de Gloria Perez, a família de Maya não aceita que ela se relacione com o rapaz.

Juliana Paes

Kochi (Nívea Maria) e Manu (Osmar Prado) sonham com um bom casamento para a filha. Assim, com a mediação de Pandit (José de Abreu), o casal faz um acordo com Opash (Tony Ramos) e Indira (Eliane Giardini), para que Maya se case com Raj (Rodrigo Lombardi), o filho deles.

A notícia cai como uma bomba para Maya, que planejava fugir com Bahuan. Porém, o jovem dalit parte para os Estados Unidos, deixando a namorada sozinha e grávida. Sem saída, Maya aceita o seu destino e se casa com o marido arranjado por sua família.

Convivência

Caminho das Índias

Ao ser obrigada por sua família a se casar segundo os costumes, Maya repete a trajetória de outras mocinhas de Gloria Perez. Em Explode Coração (1995), a cigana Dara (Tereza Seiblitz) é apaixonada por Júlio Falcão (Edson Celulari), mas é obrigada a se casar com Igor (Ricardo Macchi). O mesmo acontece com a muçulmana Jade (Giovanna Antonelli), em O Clone (2001), que é levada a se casar com Said (Dalton Vigh), mesmo apaixonada por Lucas (Murilo Benício).

No entanto, o caminho de Maya segue diferente do das “colegas”. Dara e Jade tanto fazem que conseguem, no último capítulo, se livrar de seus casamentos arranjados. Já a mocinha de Juliana Paes acaba se apaixonando verdadeiramente pelo marido que sua família escolheu.

Caminho das Índias

Ao se casarem segundo os costumes indianos, Maya e Raj se aproximam com a convivência e acabam se descobrindo verdadeiramente apaixonados um pelo outro. Com isso, eles seguem juntos até o fim da novela. Já Bahuan encontra uma nova paixão, Shivani (Thaila Ayala).

Torcida do público

Caminho das Índias

A aproximação entre Maya e Raj aconteceu, também, pela ampla torcida do público, que aprovou o casal e passou a torcer por eles. O que não era difícil: atencioso e terno, Raj era um pretendente muito mais interessante que Bahuan, que era fraco e inexpressivo.

Por isso, embora a tônica do amor proibido dê o tom dos primeiros capítulos de Caminho das Índias, atualmente em exibição no Viva, isso vai se perdendo ao longo da trama. Raj ascende e assume o protagonismo, enquanto Bahuan se apaga.

Assim, Maya e Raj se tornam os protagonistas de uma linda história de amor e têm um final feliz na novela de Gloria Perez.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor