Se fossemos ilustrar esta matéria com um GIF, certamente apostaríamos na Cuca, do Sítio do Picapau Amarelo, rindo muito. Afinal, foi dela (e de seu programa) o destaque positivo da noite de ontem, em que a Globo derrubou toda a grade noturna – do meio do capítulo de Novo Mundo até A Força do Querer – para transmitir a votação na Câmara dos Deputados que acabou arquivando a denúncia contra o presidente Michel Temer, por corrupção passiva.

Dados do Ibope da Grande São Paulo atestam que a emissora perdeu cerca de 13% de audiência com esta “programação diferenciada”. Contudo, continuou líder, com 25,4 pontos, entre 18h19 e 21h55.

A concorrência, porém, se beneficiou com a fuga de audiência, ainda que timidamente. No comparativo com a quarta-feira anterior (26), a reprise de Os Dez Mandamentos, na Record, foi de 6,4 a 6,8. Também cresceram o SP Record (7,2 x 7,7), Belaventura (7,7 x 8,6) e O Rico e Lázaro (9,2 x 9,9). Com estes índices, a recém-estreada Belaventura anotou sua melhor audiência desde a estreia, no último dia 25.

No arredondado, o folhetim de Gustavo Reiz ficou com 9 pontos, pico de 10 e share de 12%, assegurando a vice-liderança isolada. Belaventura também bateu recorde no Rio de Janeiro, com 9,1 de média, 11 de pico e share de 14%.

Convém registrar que a novela veio embalada pelo bom desempenho dos telejornais locais que a antecede. O SP Record, de Carla Cecato, registrou 8 de média no arredondado, com pico de 9 e share de 11%. Já o RJ Record, com Lívia Mendonça, apontou 9 pontos, com pico de 10 e share de 14%.

Embora tenha ficado na terceira colocação, o SBT Brasil também se saiu bem, subindo de 7,5, média de quarta-feira passada, para 8,1. O canal de Silvio Santos também registrou bons desempenhos com O Que a Vida Me Roubou (7,5 x 8,2), Roda a Roda (6,9 x 8,0) e Carinha de Anjo (11,4 x 12,4). Band e RedeTV! não apresentaram alterações significativas nos números.

Mas o grande êxito da noite, foi, sem dúvida, a reapresentação do Sítio do Picapau Amarelo, no ar na Cultura entre 19h30 e 20h00. O infantil baseado na obra de Monteiro Lobato, produzido pela Globo, registrou 4,2 pontos, com 5,1 de pico. Foi a maior audiência da TV pública paulista neste 2017. Cabe lembrar que a Globo cedeu os direitos da série em troca do conteúdo infantil da Cultura, como o Castelo Rá-Tim-Bum, exibido em seus canais internacionais.


Compartilhar.
Avatar photo

Apaixonado por novelas desde que Ruth (Gloria Pires) assumiu o lugar de Raquel (também Gloria) na segunda versão de Mulheres de Areia. E escrevendo sobre desde quando Thales (Armando Babaioff) assumiu o amor por Julinho (André Arteche) no remake de Tititi. Passei pelo blog Agora é Que São Eles, pelo site do Canal VIVA e pelo portal RD1. Agora, volto a colaborar com o TV História.