Fracasso do Encontro pode levar Ana Maria Braga de volta aos anos 90

Ana Maria Braga

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A má impressão deixada pelo novo Encontro com Patrícia Poeta nas manhãs da Globo elevou o moral de Ana Maria Braga. Nas redes sociais, não faltaram espectadores defendendo que a apresentadora do Mais Você passasse a ocupar toda a grade matinal da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso o “sonho” dos fãs da avó do Louro Mané se concretizasse, Ana Maria Braga seria a nova “dona das manhãs”. Com isso, ela recuperaria um importante status que carregou em seus tempos de Record, que lhe rendeu até um recorde. Há pouco mais de 20 anos, a apresentadora era considerada a “dona das tardes” quando comandava o Note e Anote.

Foi à frente desta atração que Ana Maria angariou vários admiradores, atraiu muitos anunciantes e se tornou um dos principais nomes da televisão brasileira. Também foi ali que ela despertou o interesse da Globo, que a contratou em 1999 para comandar o Mais Você.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Recordista de horas no vídeo

Ana Maria Braga assumiu o comando do Note e Anote em 1993. Na época, o programa era matinal, exibido entre 10h e 13h, e apostava, basicamente, em culinária e artesanato. A apresentadora recebia culinaristas e artesãos que davam dicas ao público. Entre uma “aula” e outra, Námaria apresentava muitos anunciantes.

A receita, simples e funcional, revelou-se uma mina de ouro. O sucesso comercial e de audiência do Note e Anote fez com que o programa ganhasse cada vez mais tempo no ar. A partir de 1996, a atração passou a ocupar toda a tarde da Record, entre 13h e 18h, chegando ao auge.

Ao comandar um programa diário ao vivo com cinco horas de duração, Ana Maria Braga garantiu até mesmo um lugar no Guinness Book, quando foi considerada a apresentadora que mais tempo ficava no ar.

Como grande nome das tardes da TV brasileira, Ana Maria até mesmo inspirou as demais emissoras. No final da década de 1990, praticamente todos os canais abertos exibiam programas nos mesmos moldes do Note e Anote.

Amigo fiel

Pouco antes de deixar a Record, Ana Maria Braga ainda teve tempo para emplacar mais uma “moda”: o Louro José (Tom Veiga). O mascote foi criado para servir como uma transição entre a programação infantil matinal da emissora – que chegou a contar com Mara Maravilha e Eliana – e a atração da tarde.

Assim, Námaria sempre abria o Note e Anote ao lado do fantoche, com quem disputava um torneio diário de “pegadinhas”, como eles chamavam as charadas que o público lhes enviava. O quadro deu tão certo que foi ganhando mais e mais espaço dentro do programa.

Troca de comando

Em 1999, após se desentender com a superintendência artística da Record, Ana Maria Braga deixou a emissora. A direção do canal, então, tratou de contratar às pressas a apresentadora Cátia Fonseca, que, na época, apresentava o matinal Pra Você na TV Gazeta.

Cátia foi desligada após um ano e meio em meio à investida de Claudete Troiano para tomar o seu lugar. A hoje comandante do Melhor da Tarde, da Band, desabafou sobre em entrevista à revista IstoÉGente:

“Não tenho nada contra a Claudete, mas não usaria os meios que ela usou. Soube que ela pediu para um diretor dizer aos executivos da emissora que era mais em conta e aceitava ganhar metade do que eu”.

Cinco anos depois, Troiano foi a preterida da vez. Ela saiu da Record em meio à reformulação da grade – que buscava fazer frente à Globo. O Note e Anote foi extinto em 19 de agosto de 2005; na segunda-feira seguinte (22), a emissora lançou o Hoje com Dia, com Ana Hickmann, Britto Jr e Edu Guedes.

Já Ana Maria Braga foi alvo de muitas especulações e boatos, que só cessaram quando a apresentadora anunciou sua contratação pela Globo, onde lançou seu Mais Você em outubro de 1999.

Sair da versão mobile