Um dos maiores cantores e compositores da música popular brasileira, o “Tremendão” Erasmo Carlos nos deixou há um ano, em 22 de novembro de 2022. O artista lutava contra um quadro de síndrome edemigênica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dono de um patrimônio milionário, Erasmo não deixou um testamento. Por conta disso, seus filhos, Leonardo e Gil Esteves, tiveram que entrar em um acordo com a viúva, Fernanda Passos, para dividir a fortuna do melhor amigo de Roberto Carlos.
Sem testamento
Erasmo Carlos faleceu aos 81 anos de idade e não deixou em testamento como gostaria que fosse distribuído o seu patrimônio. De acordo com o site Jornal do Bolsão, o cantor tinha uma fortuna estimada entre 20 e 30 milhões de reais. A maior parte desse patrimônio estaria relacionada à participação de Erasmo em sua própria empresa, além de imóveis adquiridos e investimentos financeiros.
O cantor era casado com Fernanda Passos desde 2019. No entanto, a pedagoga, 49 anos mais jovem que Erasmo, não tinha direitos sobre a herança, já que eles eram casados em separação total de bens. Isso porque a lei brasileira não permite que pessoas com mais de 70 anos se casem com comunhão de bens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Sendo assim, os herdeiros diretos de Erasmo seriam os filhos, frutos de seu casamento com a paisagista Sandra Sayonara, mais conhecida como Narinha, que faleceu em 1995 ao tirar a própria vida. Gil era filho de outro relacionamento de Narinha, mas foi acolhido por Erasmo como filho. Além de Gil e Leonardo, o casal teve Alexandre, que faleceu aos 39 anos num acidente de moto.
[anuncio_2]
Acordo entre as partes
Mas, apesar de Fernanda Passos não ter direito legal à herança, os filhos de Erasmo Carlos propuseram um acordo com a madrasta. Em 22 de fevereiro de 2023, o portal Notícias da TV informava que Fernanda seria nomeada a administradora da herança do artista.
O processo que corria na 11ª Vara de Órfãos e Sucessões da Comarca da Capital, no Rio de Janeiro, informava que Gil, Leonardo e Fernanda entraram em um consenso para que a viúva ficasse responsável pela administração dos negócios de Erasmo.
“Erasmo tem bens a serem partilhados, mas não deixou testamento. Na qualidade de cônjuge sobrevivente, Fernanda prestará o compromisso para desempenho da função de inventariante do espólio”, informava um trecho do texto do processo.
Na época, Fernanda Passos e seus advogados foram procurados pelo Notícias da TV, mas não se manifestaram.
Viúva de Erasmo Carlos
Fernanda Passos tinha apenas 28 anos quando se casou com Erasmo Carlos, em 2019. A pedagoga sempre se declarou fã de Erasmo, mesmo antes de conhecê-lo pessoalmente.
A viúva esteve ao lado do artista até o fim. Fernanda acompanhou o cantor ao longo de toda a internação e ficou ao seu lado até o último momento. Após o falecimento do artista, ela lhe prestou uma homenagem no Instagram.
“Você transcendeu, quem morreu fui eu! Eu pedi tanto, eu implorei, implorei a Deus, seus médicos, apelei?”, escreveu a pedagoga.