Todo autor de novelas tem um grupo de atores com quem gosta de trabalhar. O saudoso Gilberto Braga, por exemplo, nunca escondeu seu apreço por Malu Mader, Claudia Abreu e Fabio Assunção. Manoel Carlos costumava escalar nomes como Helena Ranaldi, Marly Bueno e Umberto Magnani, que ele considerava seu “pé de coelho”.

Ary Fontoura
Reprodução / Globo

Mas nenhuma “panelinha” é tão grande quanto a de Walcyr Carrasco. Cada vez que o novelista emplaca uma nova trama, pode-se esperar nomes como Elizabeth Savalla, Malvino Salvador, Ary Fontoura, Anderson di Rizzi, Sergio Guizé, entre tantos outros.

Curiosamente, em Terra e Paixão, a “turma” de Carrasco foi drasticamente reduzida. Vários integrantes da “patota” do novelista acabaram ficando de fora do folhetim das nove, que substituiu Travessia no início de maio.

[anuncio_1]

Ausências sentidas

Três dos atores preferidos de Walcyr Carrasco não estão em Terra e Paixão. Elizabeth Savalla, Ary Fontoura e Malvino Salvador (na foto acima, em Haja Coração), que estiveram em quase todos os trabalhos do autor, não integram o elenco da novela das nove.

“Parceira” de Carrasco desde A Padroeira (2001), Elizabeth Savalla emplacou papéis memoráveis em tramas do autor, como a Jezebel de Chocolate com Pimenta (2003), ou Márcia, a ex-chacrete Tetê Parachoque Paralama de Amor à Vida (2013). Sem falar na rabugenta Cunegundes de Eta Mundo Bom! (2016). Mas a atriz não entrou em Terra e Paixão.

O mesmo acontece com Malvino Salvador, que entrou para a patota de Carrasco em Alma Gêmea (2005). Desde então, ele é figurinha carimbada das tramas do autor e chegou a protagonizar Caras & Bocas (2009), um de seus grandes sucessos. Mas, após o Agno de A Dona do Pedaço (2019), a parceria não se repetiu.

“Eu não fui convidado, não fui chamado, não tô sabendo. Na verdade, não estou nem acompanhando muito. Essa é que é a verdade. Eu tô focado nos meus compromissos da área empresarial e não tá me sobrando muito tempo para pesquisar e ver as coisas que são fora disso”, disse ele, ao Notícias da TV, minimizando sua ausência em Terra e Paixão.

Ficou de fora

Chocolate com Pimenta - Ary Fontoura e Mariana Ximenes
Divulgação / Globo

Quem também ficou de fora de Terra e Paixão foi Ary Fontoura, ator que estrela produções de Walcyr Carrasco desde o Ludovico de Chocolate com Pimenta. Ele esteve em folhetins como Sete Pecados (2007), Caras & Bocas, Morde & Assopra (2011), Gabriela (2012), Amor à Vida, Eta Mundo Bom! e A Dona do Pedaço.

O veterano está prestes a voltar ao ar, mas será em Fuzuê, próxima novela das sete da Globo. Recentemente, Fontoura falou sobre o fato de não estar na trama de Walcyr.

“As pessoas alinham os trabalhos do Walcyr ao meu, mas tem trabalhos que ele faz que não há nada para mim. Por exemplo, Verdades Secretas. Só se eu fizesse o papel da Camila, a Angel”, brincou. “O Walcyr às vezes é ingrato e esquece da gente”, completou, com bom humor.

Outros atores

Mar do Sertão - Sergio Guizé

Sérgio Guizé caiu nas graças de Walcyr Carrasco após viver Candinho, o protagonista de Eta Mundo Bom!. Por isso, o autor repetiu a parceria bem-sucedida com o artista em atrações como O Outro Lado do Paraíso (2017), A Dona do Pedaço e Verdades Secretas 2 (2021). Mas o ator, que esteve recentemente em Mar do Sertão (2022, foto acima), também ficou de fora da novela das nove.

Outro ator querido pelo novelista que não está em Terra e Paixão é Anderson Di Rizzi. Destaque em Morde & Assopra, trama na qual viveu o engraçado Sargento Xavier, o artista também integrou o elenco de Gabriela, Amor à Vida, Eta Mundo Bom!, O Outro Lado do Paraíso e A Dona do Pedaço.

Suely Franco, Rosane Gofman, Neusa Maria Faro, Fulvio Stefanini e Ana Lucia Torre são outras ausências sentidas em Terra e Paixão. Mas esta última tem uma razão específica para ficar de fora: ela é tia Cotinha em Travessia, que acabou recentemente.

Por outro lado, nem todo mundo da panelinha ficou de fora. Rainer Cadete e Agatha Moreira, que estiveram nas últimas produções assinadas pelo autor, voltaram a trabalhar com Carrasco em Terra e Paixão. São os remanescentes da “panelinha”.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor