Queridinho do autor foi proibido de participar de Chocolate com Pimenta

O Cravo e a Rosa - Drica Moraes e Luís Melo

A edição especial de Chocolate com Pimenta (2003) é uma grande oportunidade de revisitar a história, assim como o elenco e as curiosidades da obra de Walcyr Carrasco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma delas envolve Luís Melo, parceiro do autor em outros trabalhos, como O Cravo e a Rosa (2000, foto com Drica Moraes) e Amor à Vida (2013). O ator foi proibido de participar da trama devido a um problema de saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Problema de saúde

O veterano, que também havia participado de A Padroeira (2001), estava escalado para viver Reginaldo, pai de Graça (Nívea Stelmann) e Celina (Samara Felippo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Antes do início das gravações, porém, Luís lesionou o joelho e foi orientando a se afastar da produção. Antônio Grassi assumiu o papel.

Melo voltou a trabalhar com o novelista em Morde e Assopra (2011), exibida às sete. E também Amor à Vida e O Outro Lado do Paraíso (2017), às nove.

Intervalo fora do vídeo

De acordo com reportagem publicada pelo jornal Tribuna do Paraná, em abril de 2003, o ator precisou realizar uma cirurgia devido a uma sequência de lesões no ligamento cruzado e no menisco do joelho direito.

O procedimento em questão exigiu que o veterano repousasse por pelo menos dois meses e realizasse diversas sessões de fisioterapia.

O ator só retornou aos estúdios na minissérie Um Só Coração (2004) e depois em América (2005). Além destes títulos, Luís Melo, que iniciou a carreira na TV Cultura, através do infantil Catavento (1985), carrega em seu currículo títulos de êxito.

Polêmica em Sol Nascente

Nome forte de produções como Cara & Coroa (1995), Pecado Capital (1998), O Auto da Compadecida (2000) e Além do Tempo (2015), Luís envolveu-se em uma grande polêmica ao interpretar Kazuo Tanaka em Sol Nascente (2016).

O personagem, de origem japonesa, seria interpretado por um ator oriental, substituído sem explicações. A escalação de Melo para o papel, assim como de Giovanna Antonelli para sua filha, causou burburinho nas redes sociais.

Diante disso, a decisão foi transformar Tanaka em um personagem nascido no Japão, mas neto de norte-americano. O autor Walther Negrão chegou a comentar o episódio em entrevista ao portal Ego, em 30 de agosto de 2016:

“A verdade é que não achamos um ator japonês com estofo e a experiência necessária para fazer um protagonista. Esse personagem também é protagonista. Até encontramos um, o Ken Kaneko, mas ele está com muita idade. Seu tipo físico seria perfeito”.

Por onde anda

Luís Melo nasceu em Curitiba, Paraná, no dia 13 de novembro de 1957. Ele formou-se através do Curso Permanente da Fundação Teatro Guaíra, em 1969.

Luís comandou o projeto Ateliê de Criação Teatral, espaço cultural na sua cidade natal. Longe das novelas desde O Outro Lado do Paraíso, ele se dedica aos palcos.

Ele chegou a gravar cenas de Nos Tempos do Imperador, mas acabou substituído em meio aos cuidados da Globo com grupos de risco para a Covid-19.

Sair da versão mobile