A edição especial de Chocolate com Pimenta (2003) é uma grande oportunidade de revisitar a história, assim como o elenco e as curiosidades da obra de Walcyr Carrasco.

O Cravo e a Rosa - Drica Moraes e Luís Melo

Uma delas envolve Luís Melo, parceiro do autor em outros trabalhos, como O Cravo e a Rosa (2000, foto com Drica Moraes) e Amor à Vida (2013). O ator foi proibido de participar da trama devido a um problema de saúde.

Problema de saúde

Chocolate com Pimenta - Antônio Grassi

O veterano, que também havia participado de A Padroeira (2001), estava escalado para viver Reginaldo, pai de Graça (Nívea Stelmann) e Celina (Samara Felippo).

Antes do início das gravações, porém, Luís lesionou o joelho e foi orientando a se afastar da produção. Antônio Grassi assumiu o papel.

Melo voltou a trabalhar com o novelista em Morde e Assopra (2011), exibida às sete. E também Amor à Vida e O Outro Lado do Paraíso (2017), às nove.

Intervalo fora do vídeo

Cara & Coroa - Luís Melo

De acordo com reportagem publicada pelo jornal Tribuna do Paraná, em abril de 2003, o ator precisou realizar uma cirurgia devido a uma sequência de lesões no ligamento cruzado e no menisco do joelho direito.

O procedimento em questão exigiu que o veterano repousasse por pelo menos dois meses e realizasse diversas sessões de fisioterapia.

O ator só retornou aos estúdios na minissérie Um Só Coração (2004) e depois em América (2005). Além destes títulos, Luís Melo, que iniciou a carreira na TV Cultura, através do infantil Catavento (1985), carrega em seu currículo títulos de êxito.

Polêmica em Sol Nascente

Sol Nascente - Giovanna Antonelli e Luís Melo

Nome forte de produções como Cara & Coroa (1995), Pecado Capital (1998), O Auto da Compadecida (2000) e Além do Tempo (2015), Luís envolveu-se em uma grande polêmica ao interpretar Kazuo Tanaka em Sol Nascente (2016).

O personagem, de origem japonesa, seria interpretado por um ator oriental, substituído sem explicações. A escalação de Melo para o papel, assim como de Giovanna Antonelli para sua filha, causou burburinho nas redes sociais.

Diante disso, a decisão foi transformar Tanaka em um personagem nascido no Japão, mas neto de norte-americano. O autor Walther Negrão chegou a comentar o episódio em entrevista ao portal Ego, em 30 de agosto de 2016:

“A verdade é que não achamos um ator japonês com estofo e a experiência necessária para fazer um protagonista. Esse personagem também é protagonista. Até encontramos um, o Ken Kaneko, mas ele está com muita idade. Seu tipo físico seria perfeito”.

Por onde anda

Nos Tempos do Imperador - Luís Melo

Luís Melo nasceu em Curitiba, Paraná, no dia 13 de novembro de 1957. Ele formou-se através do Curso Permanente da Fundação Teatro Guaíra, em 1969.

Luís comandou o projeto Ateliê de Criação Teatral, espaço cultural na sua cidade natal. Longe das novelas desde O Outro Lado do Paraíso, ele se dedica aos palcos.

Ele chegou a gravar cenas de Nos Tempos do Imperador, mas acabou substituído em meio aos cuidados da Globo com grupos de risco para a Covid-19.

Compartilhar.