Carmo Dalla Vecchia não vai conseguir descansar tão cedo na Globo. Mal as gravações de Cara e Coragem chegaram ao fim, o ator já voltou a bater ponto no antigo Projac para atender ao chamado da autora Duca Rachid, de quem é o “queridinho”.

Cara e Coragem - Carmo Dalla Vecchia, Marcelo Serrado e Paola Carosella
Fábio Rocha / Globo

O intérprete de Alfredo na atual novela das sete já se uniu à equipe de Amor Perfeito, próxima novela das seis. Ao abrir mão das férias, Carmo repete a mesma atitude que tomou em 2019, quando também emendou duas produções para atender a solicitação da novelista.

Incansável

Órfãos da Terra - Carmo Dalla Vecchia
Paulo Belote / Globo

Em 2019, Carmo Dalla Vecchia estava no ar como Rafael, par romântico da professora Gabriela (Camila Morgado), a protagonista de Malhação: Vidas Brasileiras. A produção ainda estava no ar quando estreou Órfãos da Terra (foto acima), novela das seis assinada por Duca Rachid e Thelma Guedes.

O espectador mais atento deve ter até estranhado ao assistir Malhação e dar de cara com o ator para, na sequência, verificar que o nome de Carmo também figurava nos créditos de Órfãos da Terra. Como assim? Ele estaria em duas novelas ao mesmo tempo?

Na verdade, foi quase isso. Malhação: Vidas Brasileiras chegou ao fim em 15 de abril de 2019, duas semanas depois da estreia de Órfãos da Terra. Foi somente após a conclusão da trama de Patrícia Moretzsohn que Paul, personagem de Dalla Vecchia na novela das seis, deu o ar da graça. Ou seja, ele não apareceu simultaneamente nos dois folhetins, mas emendou os trabalhos.

Parceria antiga

Cama de Gato - Carmo Dalla Vecchia e Paolla Oliveira
Divulgação / Globo

Assim, ao unir Cara e Coragem e Amor Perfeito, Carmo Dalla Vecchia cancela suas férias pela segunda vez em nome da parceria com a autora Duca Rachid. Afinal, o ator é figurinha carimbada das novelas da roteirista.

A parceria entre Carmo e Duca começou em Cama de Gato (2009, foto acima), novela escrita por ela e Thelma Guedes, com a supervisão de João Emanuel Carneiro, marido do ator. Na trama, ele era Alcino, melhor amigo do protagonista Gustavo (Marcos Palmeira).

Com o sucesso da produção, Dalla Vecchia se firmou como “queridinho” de Duca Rachid, já que foi escalado para a novela seguinte dela, também em parceria com Thelma. Em Cordel Encantado (2011), ele deu vida ao Rei Augusto. Dois anos depois, ele ressurgiu em mais uma novela da dupla, Joia Rara (2013), como Manfred.

Além de Carmo Dalla Vecchia, Rafael Cardoso é outro ator de Cara e Coragem que também estará em Amor Perfeito. O que mostra que a política de acordo por obra da Globo continua tendo como efeito colateral a repetição constante de atores. Afinal, agora, quem não está no ar não recebe salário.

Outros casos

Tieta - Betty Faria
Divulgação / Globo

Mas Carmo Dalla Vecchia não é o único ator a emendar produções. Na história da TV, já houve vários casos de profissionais que “pularam” de uma novela para outra, algumas até no mesmo horário.

É o caso de Betty Faria, que vivia Marina em O Salvador da Pátria (1989) quando a Globo definiu que a substituta da novela seria a adaptação de Tieta (1989), de Jorge Amado. Como a atriz já estava envolvida neste projeto, foi obrigada a emendar as duas tramas. Para dar um “descanso” na imagem, sua Tieta só aparecia na tela alguns capítulos após a estreia.

Na Record, isso também aconteceu. Renata Dominguez estava no ar em Prova de Amor (2005) quando foi escalada para protagonizar Bicho do Mato (2006), sua sucessora. Com isso, a personagem Paty teve seu final antecipado.

Na mesma época, Maytê Piragibe vivia a revolucionária Eleni em Cidadão Brasileiro (2006), quando ficou definido que ela estrelaria Vidas Opostas (2006), trama seguinte do horário. Com isso, a atriz emendou as duas novelas. Seu “descanso” de imagem foi em apenas alguns capítulos, já que Eleni morria em combate na reta final de Cidadão Brasileiro.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor