CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Graça, personagem de Agatha Moreira em Terra e Paixão, é descrita como uma mulher fútil, de personalidade forte e um tanto esnobe. Descrição que também se encaixa em Giovanna, de Verdades Secretas (2015 – 21), ou Josiane, de A Dona do Pedaço (2019).
Reprodução / GloboAlém da personalidade semelhante, as três personagens têm outra coisa em comum: foram criadas por Walcyr Carrasco, que já elegeu Agatha Moreira como sua vilã “preferida”. Com isso, a atriz começa a cair num círculo vicioso, acumulando uma galeria de figuras muito parecidas umas com as outras. Virou atriz de uma personagem só.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Megera favorita
Agatha Moreira já havia passado por Malhação (2012) e Em Família (2014), mas a atriz só ficou mais conhecida mesmo ao encarnar Giovanna, a peste de Verdades Secretas (foto acima, com Guilherme Guinle e Rodrigo Lombardi). A rival de Angel (Camila Queiroz) roubou a cena no folhetim e fez com que a estrela entrasse no “radar” de Walcyr Carrasco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Assim, foi Agatha a escolhida para encarnar Josiane, a grande vilã de A Dona do Pedaço, personagem que chegou a ser oferecida para Bianca Bin. A atriz deitou e rolou ao viver a aspirante a influencer que tinha vergonha da mãe boleira, Maria da Paz (Juliana Paes).
Com o bordão “me chama de Jô”, Josiane fez de tudo para se livrar da própria mãe e torrar toda a fortuna da empresária, que começou vendendo bolos na rua e se tornou a dona de uma rede de confeitarias.
Esnobe
Josiane acabou ficando bastante marcada no imaginário popular, já que era a grande vilã de A Dona do Pedaço (foto acima), novela que atingiu excelentes índices de audiência na faixa das nove da Globo.
O mesmo pode se dizer de Giovanna, que teve “duas versões”: a adolescente ambiciosa de Verdades Secretas e a mulher fatal de Verdades Secretas 2. Tudo isso serviu para colar em Agatha Moreira o rótulo de megera dos folhetins.
Como se não bastasse, ela chegou a fazer outras personagens meio antipáticas em produções de outros autores, como Haja Coração (2016) e Novo Mundo (2017). Isso reforçou ainda mais a imagem de figura esnobe das novelas.
Atriz de uma personagem só
Justiça seja feita, Agatha Moreira já interpretou moças simpáticas na telinha, como a Ju de Malhação, ou a Ema de Orgulho e Paixão (2018). Porém, estas personagens não marcaram tanto quanto Giovanna e Josiane.
Graça, de Terra e Paixão, parece ser uma espécie de “irmã” das personagens anteriores. Pode ser que ela mude de rumo durante a novela, mas, até aqui, a noiva de Daniel (Johnny Massaro) guarda mais semelhanças que diferenças em relação aos tipos anteriores.
Agatha Moreira é considerada uma das atrizes mais disciplinadas da Globo. A jovem não rejeita trabalho e não escolhe personagem, colocando-se à disposição sempre que é escalada. No entanto, a própria emissora poderia buscar personagens mais diversificados para a atriz. Ela ainda é muito jovem pra ficar presa num único estereótipo.