André Santana

Graça, personagem de Agatha Moreira em Terra e Paixão, é descrita como uma mulher fútil, de personalidade forte e um tanto esnobe. Descrição que também se encaixa em Giovanna, de Verdades Secretas (2015 – 21), ou Josiane, de A Dona do Pedaço (2019).

Terra e Paixão - Agatha Moreira
Reprodução / Globo

Além da personalidade semelhante, as três personagens têm outra coisa em comum: foram criadas por Walcyr Carrasco, que já elegeu Agatha Moreira como sua vilã “preferida”. Com isso, a atriz começa a cair num círculo vicioso, acumulando uma galeria de figuras muito parecidas umas com as outras. Virou atriz de uma personagem só.

[anuncio_1]

Megera favorita

Verdades Secretas - Agatha Moreira, Guilhermina Guinle e Rodrigo Lombardi
João Miguel Júnior / Globo

Agatha Moreira já havia passado por Malhação (2012) e Em Família (2014), mas a atriz só ficou mais conhecida mesmo ao encarnar Giovanna, a peste de Verdades Secretas (foto acima, com Guilherme Guinle e Rodrigo Lombardi). A rival de Angel (Camila Queiroz) roubou a cena no folhetim e fez com que a estrela entrasse no “radar” de Walcyr Carrasco.

Assim, foi Agatha a escolhida para encarnar Josiane, a grande vilã de A Dona do Pedaço, personagem que chegou a ser oferecida para Bianca Bin. A atriz deitou e rolou ao viver a aspirante a influencer que tinha vergonha da mãe boleira, Maria da Paz (Juliana Paes).

Com o bordão “me chama de Jô”, Josiane fez de tudo para se livrar da própria mãe e torrar toda a fortuna da empresária, que começou vendendo bolos na rua e se tornou a dona de uma rede de confeitarias.

Esnobe

A Dona do Pedaço - Agatha Moreira
Reprodução / Globo

Josiane acabou ficando bastante marcada no imaginário popular, já que era a grande vilã de A Dona do Pedaço (foto acima), novela que atingiu excelentes índices de audiência na faixa das nove da Globo.

O mesmo pode se dizer de Giovanna, que teve “duas versões”: a adolescente ambiciosa de Verdades Secretas e a mulher fatal de Verdades Secretas 2. Tudo isso serviu para colar em Agatha Moreira o rótulo de megera dos folhetins.

Como se não bastasse, ela chegou a fazer outras personagens meio antipáticas em produções de outros autores, como Haja Coração (2016) e Novo Mundo (2017). Isso reforçou ainda mais a imagem de figura esnobe das novelas.

Atriz de uma personagem só

Terra e Paixão - Agatha Moreira e Johnny Massaro
Fabio Rocha / Globo

Justiça seja feita, Agatha Moreira já interpretou moças simpáticas na telinha, como a Ju de Malhação, ou a Ema de Orgulho e Paixão (2018). Porém, estas personagens não marcaram tanto quanto Giovanna e Josiane.

Graça, de Terra e Paixão, parece ser uma espécie de “irmã” das personagens anteriores. Pode ser que ela mude de rumo durante a novela, mas, até aqui, a noiva de Daniel (Johnny Massaro) guarda mais semelhanças que diferenças em relação aos tipos anteriores.

Agatha Moreira é considerada uma das atrizes mais disciplinadas da Globo. A jovem não rejeita trabalho e não escolhe personagem, colocando-se à disposição sempre que é escalada. No entanto, a própria emissora poderia buscar personagens mais diversificados para a atriz. Ela ainda é muito jovem pra ficar presa num único estereótipo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor