Novela em cartaz no horário das nove da Globo, Renascer teve muitos destaques em sua primeira versão, em 1993. Um deles foi Luis Carlos Arutin, responsável por interpretar o turco Rachid, vivido na primeira fase da trama, por Gabriel Sater, e, atualmente, por Almir Sater.

Luis Carlos Arutin em Renascer
Luis Carlos Arutin em Renascer

Na trama de Benedito Ruy Barbosa, o ator interpretou o mascate que salvou a vida de José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes), costurando a pele do coronelzinho com linha e agulha após ele ser atacado pelo bando de jagunços.

A sequência, que originalmente era apenas uma história contada por Inocêncio, foi mostrada no remake da novela, em que Rachid é interpretado por Gabriel Sater. Nas cenas, o mascate salva José Inocêncio (Humberto Carrão) do bando de Firmino (Enrique Diaz).

Quem viveu Rachid na primeira versão de Renascer?

O primeiro Rachid de Renascer, no entanto, não pode ver a história sendo contada novamente. Natural de Barretos (SP), Luis Carlos Arutin se tornou ator ainda em sua cidade natal, partindo depois para São Paulo, onde iniciou a carreira no teatro.

Ele estreou na televisão justamente em um folhetim de Benedito Ruy Barbosa: Meu Pedacinho de Chão (1971), na Globo. Depois, esteve em tramas como Vitória Bonelli (1972), na extinta TV Tupi, além de A Deusa Vencida (1980), Os Imigrantes (1981) e Campeão (1982), todas na Band.

Luis Carlos voltou à Globo em Champagne (1983) e na sequência esteve em Vereda Tropical (1984). Porém, os principais destaques da carreira dele vieram nos anos seguintes com A Gata Comeu (1985), em que interpretou o malandro Oscar, e Top Model (1990), vivendo Silas.

Consagração em Renascer

Luis Carlos Arutin e Eva Todor em Top Model
Luis Carlos Arutin e Eva Todor em Top Model

A consagração definitiva de Luis Carlos Arutin, no entanto, veio somente em 1993, três anos antes de sua morte. Foi quando ele interpretou o comerciante libanês Rachid em Renascer. O personagem se tornou o mais popular de sua carreira.

“Me sinto tão a vontade como o Rachid que poderia ir para a casa vestido como ele”, afirmou o veterano ao jornal O Estado de S. Paulo na época.

Os últimos trabalhos do ator na televisão foram Memorial de Maria Moura (Globo – 1994), A Idade da Loba (Band – 1995) e As Pupilas do Senhor Reitor (SBT – 1995), além de participar de alguns episódios do programa Você Decide, na Globo, encerrando em 1996.

O que aconteceu com Luis Carlos Arutin, o primeiro Rachid de Renascer?

Luis Carlos Arutin morreu na madrugada do dia 9 de janeiro de 1996, vítima de um incêndio em seu apartamento localizado em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com os relatos, uma vela acesa pelo filho do ator, Camilo Arutin, que pedia ajuda espiritual para uma amiga, foi o que provocou o fogo. Apaixonado por música, o rapaz tinha um quarto com isolamento acústico – já que tocava bateria – e o material presente no cômodo fez com que as chamas se espalhassem com rapidez.

Na confusão em meio ao incêndio, o ator mandou a mulher e os filhos saírem do apartamento, enquanto ele tentou apagar o fogo com um balde na esperança de salvar alguns móveis e objetos da residência, que foram até jogados pela janela.

Porém, ele desmaiou após inalar grande quantidade de fumaça e teve um fim trágico. Luis Carlos Arutin chegou a ser socorrido, mas morreu dentro da ambulância enquanto era levado para o hospital.

Ele seria um dos nomes certos em O Rei do Gado, trama que Benedito Ruy Barbosa escreveu para a Globo em 1996, mas infelizmente acabou nos deixando antes disso se concretizar.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.