Novela de Daniel Más, Bambolê (1987-1988) voltou ao ar recentemente pelo canal Viva.

Bambolê - Cláudio Marzo e Susana Vieira
Divulgação / Globo

Para quem não se lembra ou simplesmente não conhece o final do folhetim estrelado por Susana Vieira e Cláudio Marzo (foto acima), o TV História resgata abaixo quem se dá bem e quem se dá mal na trama.

Marta e Álvaro se casam

Susana Vieira - Bambolê
Divulgação

O cobiçado viúvo Álvaro Galhardo (Cláudio Marzo) e a desquitada Marta (Susana Vieira) terminam a novela juntos.

Mas, antes do famoso final feliz, o casal será atormentado por Fausta (Joana Fomm), cunhada de Álvaro e Barreto (Rubens de Falco), melhor amigo dele e que sequestrou Ana (Myriam Rios), uma de suas filhas.

Primeiro, Álvaro vai até a barraca onde Barreto mantém Ana presa. Os dois iniciam uma violenta discussão, com o empreiteiro chegando a apontar um revólver na direção de Álvaro, impedindo que ele se aproxime da jovem.

É nesse momento de tensão que o viúvo revela um segredo que ele guardava durante toda a trama: Cristina, a mais nova das três filhas de Álvaro, na verdade é filha de Barreto.

Em outro momento da reta final do folhetim, Fausta é quem decide declarar o seu amor para o viúvo, lhe dando um beijo apaixonado.

Apesar do clima de romance, Álvaro não se deixa levar pelos sentimentos dela. Em seguida, ele procura Marta que, enciumada, chega a questioná-lo se ele tem certeza que não ama a cunhada. Neste momento, o ex-boêmio assume que não está apaixonado por Fausta. Para confirmar o que está dizendo, ele finalmente pede a mão de Marta em casamento. Ela, mais do que depressa, aceita!

Morte trágica do vilão

Bambolê - Rubens de Falco
Divulgação / TV Globo

Barreto terá um final trágico no último capítulo do folhetim. Depois de sequestrar Ana (Myrian Rios), filha mais velha de Álvaro, por quem ele nutre uma obsessiva paixão, o vilão vai descobrir que Cristina (Carla Marins) é sua filha, e não do velho viúvo, que a criou como se fosse dele.

Depois de conseguir soltar sua filha e escapar do local, Barreto vai tentar perseguir o ex-amigo. Mas, no meio do percurso, ele perde o controle do carro que estava dirigindo e acaba sofrendo um trágico acidente, vindo a falecer logo em seguida.

Mudança de hábito

Bambolê
Divulgação / TV Globo

Enquanto isso, Fausta, a outra vilã da história, tem um final menos trágico.

Ela, que é rejeitada por Álvaro após declarar seu amor, decide se recolher num convento, onde, segundo ela, pretende mudar de vida e encontrar a sua paz interior.

Claro que essa súbita decisão deixa todos espantados. Álvaro chega até tentar intervir e fazer com que a cunhada mude de ideia, mas isso acaba não acontecendo. No dia seguinte, a família Galhardo é chamada num escritório de advocacia, onde são informados da resolução de Fausta de doar todos seus bens antes de se tornar freira.

Quem se dá bem é Cristina, que fica sabendo que a tia deixou quase toda sua fortuna em seu nome, inclusive a mansão onde ela morava.

Yolanda e Murilo, tensão antes do sim

Mauricio Mattar - Bambolê
Divulgação / TV Globo

A filha do meio de Álvaro, Yolanda (Thais de Campos), acaba conseguindo levar o bad boy Murilo (Maurício Mattar), filho de Marta, até ao altar.

Mas o casal viverá momentos de tensão em pleno altar no dia do seu casamento. Tudo porque a corista Bete Nigri (Regina Restelli) chega à igreja num vestido vermelho deslumbrante, justo no momento em que o padre pergunta se existe alguém que deseja impedir o casamento.

Apesar do burburinho dos convidados presentes e dos noivos, que achavam que Bete armaria um escândalo, ela termina a novela ao lado do charmoso Gabriel (Armando Bógus), que a convidou para continuar sua carreira fora do Brasil.

Passado o susto, Yolanda e Murilo enfim trocam as alianças e é sacramentado o matrimônio entre os dois, para alegria e alívio dos convidados presentes.

[anuncio_5]

Luís Fernando e Ana partem para Europa

Paulo Castelli - Bambolê
Divulgação / TV Globo

Os momentos finais do último capítulo de Bambolê ficaram reservados para a doce Ana (Myrian Rios) e Luís Fernando (Paulo Castelli). Luís Fernando e Ana sempre se amaram, mas eles não ficaram juntos devido às armações da sua irmã Cristina (Carla Marins), que chegou a engravidar do Tenente da Marinha, o obrigando a se casar com ela.

Só que Cristina é infeliz em seu casamento com Luís. Depois que descobre que não é filha de Álvaro, ela se sente na obrigação de desfazer todo mal que fez ao esposo e à Ana, que, livre das garras de Barreto, decide ir embora para a Europa.

Luís Fernando ainda tenta fazer as pazes com Cristina, mas ela, numa atitude madura, reconhece que não pode ser feliz ao lado de um homem que não a ama. Por isso, ela o convence a ir atrás de Ana.

E é isso que o rapaz acaba fazendo. Ele sai às pressas em direção ao cais do porto, onde acaba encontrando Ana. E, sem dizer qualquer palavra, o casal troca um longo e apaixonado beijo, partindo juntos no navio que os levará para a Europa.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor