A novela Caminho das Índias, produzida pela Globo em 2009, agora em reprise no Canal Viva, termina com Maya (Juliana Paes) entregue ao amor… Após uma série de desencontros, ela se acerta com Raj (Rodrigo Lombardi) – diferente do que os primeiros capítulos, com a paixão dela por Bahuan (Márcio Garcia), indicam.

Caminho das Índias

Casada com Raj, Maya será surpreendida durante uma conversa com Bahuan. É quando ela decide contar ao marido que Niraj (Leonardo de Oliveira), criado como filhos deles, é herdeiro do dalit. Inconformado, Raj parte para uma viagem com seu time de polo, sofre um acidente de trem e é dado como morto.

A notícia chega até Maya no momento em que ela escreve uma carta pedindo perdão ao esposo. Opash (Tony Ramos), sogro dela, encontra a correspondência e expulsa a jovem de casa. Uma reviravolta acontece quando o comerciante descobre que ele e Bahuan, pai do menino que criou como neto, têm ligações em comum…

Laços de família

Caminho das Índias

Shankar (Lima Duarte), que criou o dalit, é o verdadeiro genitor de Opash. O patriarca da família Ananda promete vingar-se do desafeto, a quem responsabiliza por tudo o que aconteceu com Raj. Deseperada, Laksmi (Laura Cardoso), mãe de Opash, corre até a casa de Shankar e encontra este à espera das 100 chibatadas que o comerciante prometeu dar nele…

Laksmi revela que o brâmane é o pai de Opash. Os dois se entendem, trocando pedidos de perdão pelas brigas que tiveram ao longo do tempo. Shankar decide renunciar os prazeres mundanos e os bens materiais para se entregar à vida espiritual.

Eis que Raj é encontrado com vida. Na volta para a casa, ele descobre que Maya foi resgatada nas escadarias do Rio Ganges, quando estava prestes a se suicidar. O empresário resgata a esposa e os dois voltam para a casa dos Ananda, onde são recebidos com festa. O “final feliz” conta ainda com a gravidez da protagonista, à espera de um menino.

Bahuan desiste de reconquistar Maya quando, após a falsa morte de Raj, ele a procura para oferecer auxílio. Certo de que ela ama Raj, ele assume compromisso com Shivani (Thaila Ayala) e os negócios da família dela.

A falsa gravidez de Surya

Caminho das Índias

A família Ananda, que padece com as intrigas de Surya (Cleo) durante toda a trama, acaba por desmascará-la nos capítulos finais. Ela finge estar grávida de Amithab (Danton Mello), irmão de Raj, para desfrutar das regalias da família.

Só que quando Maya é expulsa de casa, ela grita que mais alguém ali, além dela, está mentindo. O sacerdote Pandit (José de Abreu) consulta os astros e revela ao clã que uma das mulheres da casa não está grávida.

A suspeita recai sobre Camila (Isis Valverde), esposa de Ravi (Caio Blat), o irmão caçula de Raj. Só que, após uma ida ao médico, é constatado que ela está esperando gêmeos. É quando, pressionada pela família, Surya deixa sua barriga falsa cair.

Ela torna-se a empregada da casa para expurgar a mentira. Para completar, a mulher com que a malvada havia feito um acordo quanto à adoção de um menino acaba parindo uma menina. Surya é obrigada a criar a criança como sua.

Yvone e os Cadore

Caminho das Índias

Presa após ter cometido vários crimes, Yvone (Letícia Sabatella) seduz o carcereiro e escapa pela porta da frente do presídio. Enquanto isso, Raul Cadore (Alexandre Borges) recebe habeas corpus após, com o auxílio de Yvone, forjar a própria morte e dar um golpe de 10 milhões de dólares na empresa da família.

Julinha (Vitória Frate) também é beneficiada com o habeas corpus. A filha de Raul, que planeja o sequestro do tio Ramiro (Humberto Martins), é perdoada pelos Cadore. O pai, por sua vez, decide recomeçar longe da família, buscando por emprego e moradia na Lapa.

Sílvia (Débora Bloch), a esposa enganada por Raul, pede o divórcio e oficializa o casamento com Murilo (Caco Ciocler). A vingança contra Yvone fica por conta de Melissa (Christiane Torloni), que espanca a bandida ao perceber que ela está tentando conquistar seu marido, Ramiro.

O casal, aliás, cai na realidade e preste auxílio ao filho esquizofrênico. Tarso (Bruno Gagliasso) conta com o auxílio da namorada Tônia (Marjorie Estiano) e do Dr. Castanho (Bruno Gagliasso) para se curar. A irmã Inês (Maria Maya) também auxilia no tratamento.

“Você não vale nada, mas eu gosto de você”

Caminho das Índias

A fogosa Norminha (Dira Paes), após ser esnobada por Abel (Anderson Muller), que a flagrou com outro homem, decide reconquistá-lo. Ao descobrir que o guarda vai levar a nova namorada, Dayse (Betty Gofman), ao show do Calcinha Preta na Estudantina, ela parte para o “tudo ou nada”.

Norminha dança com um rapaz que começa a assediá-la, deixando Abel fora de si. Ele parte para a briga e, na sequência, entende-se com a esposa.

Caminho das Índias também destaca o final feliz de Duda (Tânia Khalil), que, após perder o bebê que esperava de Raj, recebe os cuidados do médico Lucas (Murilo Rosa), com quem começa a namorar. O responsável pelo acidente que causa o aborto, Zeca (Duda Nagle), é condenado a 1 ano e 6 meses de prisão em regime aberto, prestando serviços comunitários.

Ainda, os romances de Aída (Totia Meireles) e Dário (Victor Fasano), Dayse e Guto (Marcelo Brou) e Deva (Cacau Melo) e Radesh (Marcius Melhem) – que, casados, seguem aplicando pequenos golpes.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor