Quem matou Taís em Paraíso Tropical? Globo desistiu de final alternativo

27/04/2024 às 10h14

Por: Vitor Peccoli
Imagem PreCarregada
Alessandra Negrini em Paraíso Tropical

Reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, Paraíso Tropical (2007) chegou a ter um final alternativo cogitado pela Globo. A emissora, no entanto, desistiu da ideia de criar um novo mistério para reexibição do folhetim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alessandra Negrini em Paraíso Tropical

Alessandra Negrini em Paraíso Tropical

Na trama escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, é revelado no último capítulo que Olavo (Wagner Moura) é o assassino de Taís (Alessandra Negrini), que aparece morta no apartamento de Daniel (Fábio Assunção).

Por conta de uma exibição da novela fora do país, a Globo pensou em fazer uma nova versão do desfecho do assassinato da vilã, mas desistiu da ideia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem matou Taís em Paraíso Tropical?

A exemplo de outras novelas, como A Próxima Vítima (1995), que teve vários finais gravados com assassinos diferentes, a Globo quis gravar um final alternativo mudando o assassino de Taís para a exibição da novela em Portugal, onde foi ao ar na rede SIC.

Assim, seria mantido o mistério em torno do “quem matou”. Na época a emissora chegou até a anunciar na imprensa portuguesa que a novela teria um novo desfecho. Só que na última hora a Globo desistiu de gravar um outro fim para o segredo.

LEIA TAMBÉM:

Com isso, os portugueses assistiram o mesmo final que os brasileiros, tendo Olavo se revelando como assassino de Taís.

Mudanças no último capítulo

Wagner Moura em Paraíso Tropical

Wagner Moura em Paraíso Tropical

O último capítulo de Paraíso Tropical, no entanto, sofreu uma alteração em sua exibição original na Globo, em 2007. Houve uma diferença entre o capítulo exibido na sexta e a reprise que foi ao ar no sábado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após um pedido do autor Gilberto Braga, a Globo acrescentou três cenas, que serviram para explicar melhor os finais de personagens como Bebel (Camila Pitanga), Rodrigo (Carlos Casagrande), Tiago (Sérgio Abreu) e Alice (Guilhermina Guinle).

As cenas foram escritas e estavam no roteiro original, tendo sido até gravadas. Porém, acabaram sendo eliminadas na exibição de sexta-feira para que não estourasse o tempo determinado na programação da Globo.

Para que fosse possível inserir as cenas na reprise do sábado, a equipe de edição entrou em ação e cortou cenas de perseguição policial, encaixando assim as sequências que haviam ficado de fora.

O que acontece no final de Paraíso Tropical?

Com isso, último capítulo da novela foi modificado na reprise. Uma das cenas incluídas mostrou uma conversa entre Marion (Vera Holtz) e Cláudio (Jonathan Haagensen), que serviu para dar mais clareza ao desfecho de Bebel após a prisão.

Com o acréscimo, ficou claro que a garota de programa perdeu o bebê que esperava e conseguiu ser bancada por um senador depois de sair da cadeia. Outro trecho adicionado mostrou Tiago avisando a Rodrigo que desistiu da proposta de trabalho na Austrália.

Resta saber qual versão do último capítulo de Paraíso Tropical a Globo exibirá na reprise no Vale a Pena Ver de Novo.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.