O grande mistério da reta final de Terra e Paixão gira em torno do assassinato de Agatha (Eliane Giardini). A vilã fez muitos inimigos durante o pouco tempo em que ficou em Nova Primavera e a lista de suspeitos do crime é grande. Até Petra (Debora Ozório) está entre os prováveis assassinos da vilã.

Debora Ozório e Eliane Giardini em Terra e Paixão
Debora Ozório e Eliane Giardini em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

Uma das únicas certezas no assassinato da megera é que ela foi morta por mais de uma pessoa, já que sofreu envenenamento, foi empurrada da escada e alvejada por três tiros na sequência. Vários personagens tinham motivos para eliminá-la.

Como a lista é grande, o TV História separou os principais suspeitos e os motivos que os teriam levado a tal ato. Confira:

[anuncio_1]

Principais suspeitos pela morte de Agatha

Glória Pires em Terra e Paixão
Glória Pires em Terra e Paixão

A resposta sobre “quem matou Agatha” só será dada nos últimos capítulos da novela. No entanto, os suspeitos tinham seus motivos para acabar com a raça da vilã que atormentou todos à sua volta.

[anuncio_2]

A principal suspeita é Irene (Gloria Pires), que tinha motivos de sobra para eliminar a rival. Além de ter o marido e seu posto de primeira dama da família La Selva roubado, ela ainda estava sendo ameaçada por conta da sabotagem que causou a morte de Daniel (Johnny Massaro).

Outro nome bastante provável é Angelina (Inez Viana). Apaixonada por Agatha, ela foi rejeitada, enganada e humilhada pela mulher que sempre amou, além de ver Antônio sendo envenenado.

Ao perceber que a mãe de Caio (Cauã Reymond) não era quem imaginava, a governanta pode ter a matado com um chá envenenado, já que tinha acesso a todos os cantos da mansão.

Rainer Cadete e Debora Ozório em Terra e Paixão
Rainer Cadete e Debora Ozório em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Petra é uma das grandes suspeitas e tinha vários motivos. Ela foi uma das que mais sofreu com a vilã, já que viu o pai ser envenenado, foi manipulada contra Luigi (Rainer Cadete), além de ter sido enganada por Hélio (Rafael Vitti), o terceiro filho da vilã.

Anteriormente, a agrônoma já teve um surto em que atirou contra um homem e pode muito bem ter se descontrolado novamente e atirado na madrasta, já que tem acesso livre na residência. Vale lembrar que ela também fez um desabafo com sua terapeuta após o assassinato de Agatha.

Além disso, ela será pega na mentira por Luigi, que a acusará pelo assassinato.

“Tu disse a polícia que no momento da morte de Agatha estava na terapia, não?”, questionará o italiano.

Petra alegará que mentiu para não se tornar suspeita da polícia e garantirá que não é assassina, mas não convencerá o marido.

 

[anuncio_3]

Outros suspeitos

Rainer Cadete como Luigi em Terra e Paixão
Rainer Cadete como Luigi em Terra e Paixão (reprodução/Globo)

Escorraçado da mansão e alvo de mentira de Agatha, perdendo a chance de ser o sucessor de Antônio, Luigi também é um suspeito. Ele, inclusive, será questionado por Petra por estar em casa na hora do crime.

Isso porque o italiano disse à polícia que estava com Anely (Tata Werneck) no cinema. Luigi, então, irá dizer que passou em casa para se trocar.

Feito de trouxa pela mulher com quem se envolveu no passado, Gentil (Flavio Bauraqui) também está na lista. Ele teve todo o seu dinheiro levado pela megera e foi desprezado por ela. No dia do crime, foi até a mansão dos La Selva e depois apareceu tenso.

Flávio Bauraqui em Terra e Paixão
Flávio Bauraqui como Gentil em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Já Ramiro (Amaury Lorenzo) foi com Irene até a casa de Antônio para dar um fim definitivo em Agatha e pode ter matado a megera a mando da patroa. Apesar de suas recentes crises, ele pode ter assassinado Agatha assim mesmo, já que se não fizesse isso acabaria na cadeia por ser cúmplice da morte de Daniel.

Kelvin (Diego Martins) também corre por fora e teve várias atitudes suspeitas, como estar na mansão no dia do crime e pedir para a empregada não dizer que ele havia estado lá. A motivação dele seria proteger Ramiro, que poderia acabar preso por causa da vilã.

[anuncio_5]

Podem surpreender

Eliane Giardini e Rafael Vitti em Terra e Paixão
Eliane Giardini e Rafael Vitti em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

Antônio (Tony Ramos) estava debilitado e supostamente fora de si por causa dos chás da esposa, mas tudo pode não ter passado de uma farsa do fazendeiro. Mesmo aparecendo em seu quarto no momento dos tiros, ele pode ter participação no crime.

Há a possibilidade de Antônio ter percebido que estava sendo envenenado pela esposa e estar em plena consciência pelo fato de Angelina ter lhe dado uma refeição sem as ervas. Enfurecido, ele pode ter empurrado Agatha da escada ou até mesmo lhe dado um chá da morte.

Hélio (Rafael Vitti) também é suspeito por não concordar com as decisões da mãe. Vendo Petra ameaçada de morte, o rapaz pode ter discutido com Agatha na mansão e ela ter despencado da escapa por acidente após ter sido envenenada.

O crime, no entanto, só será desvendado no final de Terra e Paixão, em janeiro.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.