Confira abaixo o perfil dos personagens de Sonho Meu, novela produzida entre 1993 e 1994 pela Globo e que está sendo exibida pelo canal Viva:

Claudia Lins (Patrícia França) – Heroína da história. Mulher de origem humilde, mas extremamente inteligente, esperta, ousada e ambiciosa. No passado, casou-se por amor com Geraldo (José de Abreu), com quem teve a filha Carolina (Carolina Pavanelli). Mas fugiu dele numa situação extrema. Apaixona-se por Lucas (Leonardo Vieira), e é perseguida pelo irmão dele, Jorge (Fábio Assunção).

Maria Carolina/Lalesca (Carolina Pavanelli) – Filha de Claudia (Patrícia França) e Geraldo (José de Abreu). Com a separação dos pais, passa a ser criada pela tia Elisa (Nívea Maria), que a deixa em um orfanato. Sofre de leucemia, e sua doença leva à discussão do tratamento e seus riscos. Torna-se muito amiga do Tio Zé (Elias Gleizer), um artesão que faz bonecos de madeira. Ao final da trama, volta a morar com a mãe.

Tio Zé (Elias Gleizer) – O artesão é um homem de grande bondade, conselheiro e apaziguador. Faz bonecos articulados de madeira, que vende no Natal, quando se veste de Papai Noel. Torna-se amigo e protetor de Carolina (Carolina Pavanelli).

Geraldo Vieira (José de Abreu) – Ex-marido de Claudia (Patrícia França) e pai de Carolina (Carolina Pavanelli). Revela-se um homem extremamente violento, o que provoca a separação e a perda da guarda da filha.

Elisa Vieira (Nívea Maria) – Irmã de Geraldo (José de Abreu), tutora de Carolina (Carolina Pavanelli). Explora todo mundo em função da menina, a quem só maltrata. Pessoa rancorosa, inescrupulosa, capaz de tudo para melhorar de situação. Acaba colocando a sobrinha em um orfanato. Tem um romance com Fiapo (Carlos Alberto).

Paula Candeias de Sá (Beatriz Segall) – Matriarca dos Candeias de Sá. Mulher meiga, bonita e generosa, mas autoritária. Vive em função dos netos, Lucas (Leonardo Vieira) e Jorge (Fábio Assunção), desejosa de ver realizado o destino que traçou para eles: Lucas, presidente da fábrica de brinquedos e das empresas da família; e Jorge, médico.

Lucas Candeias de Sá (Leonardo Vieira) – Neto de Paula (Beatriz Segall), irmão de Jorge (Fábio Assunção). Bom, simpático e justo, mas boêmio, namorador, irresponsável e ingênuo. Diz sempre a verdade, mesmo que isso crie os maiores problemas. Aparentemente, a pessoa menos indicada para o futuro que a avó lhe reservou: presidente da fábrica de brinquedos e das demais empresas da família. É o herói da história, o símbolo do sentimento generoso, boicotado pela mesquinharia de todos os lados. Apaixona-se por Claudia (Patrícia França).

Jorge Candeias de Sá (Fábio Assunção) – Neto de Paula (Beatriz Segall) e irmão de Lucas (Leonardo Vieira), a quem odeia. Rancoroso, egoísta, perverso e ambicioso, mas perfeitamente dissimulado. Passa por pessoa bondosa e desprendida. Charmoso e envolvente, são raras as mulheres que escapam ao seu poder de sedução. Acatou a determinação da avó de estudar medicina, mas seu sonho é o comando das empresas. Faz tudo para atrapalhar o romance de Lucas com Claudia (Patrícia França), por quem também se apaixona.

Afrânio Guerra (Walmor Chagas) – Médico particular de Paula (Beatriz Segall), aliado de Jorge (Fábio Assunção). Não tem escrúpulos em dar medicação errada à cliente, com o objetivo de afastá-la do poder. Casado com Magnólia (Yoná Magalhães) e pai de Lúcia (Isabela Garcia).

Magnólia Guerra (Yoná Magalhães) – Mulher de Afrânio (Walmor Chagas) e mãe de Lúcia (Isabela Garcia). Deslumbrada, ambiciosa, e fascinada pelo consumo e pelas aparências.

Lúcia Guerra (Isabela Garcia) – Filha de Afrânio (Walmor Chagas) e Magnólia (Yoná Magalhães). Bom caráter. Amiga de Lucas (Leonardo Vieira), por quem é apaixonada. Percebe as safadezas do pai e tem com ele uma relação conflituosa.

João Fontana (Flávio Galvão) – Dono da clínica onde trabalha Jorge (Fábio Assunção). Excelente médico, generoso e franco. Marido de Gilda (Françoise Forton) e pai dos adolescentes Francisca (Daniela Camargo) e Santiago (Ângelo Paes Leme). À princípio tem grande admiração por Jorge, considerando-o um dos melhores médicos que conhece. Durante muito tempo é totalmente envolvido por suas intrigas.

William Ferraz (Jayme Periard) – Chefe do departamento jurídico da fábrica, aliado de Jorge (Fábio Assunção). Escroque da alta linhagem do colarinho branco.

Fiapo (Carlos Alberto) – Dirige o orfanato onde Carolina (Carolina Pavanelli) fica por uns tempos, sendo muito duro com as crianças. Tem um romance dos mais cafonas com Elisa (Nívea Maria). Os dois são vilões atrapalhados.

Julia (Bernadete Lys) – Secretária de William (Jayme Périard) na fábrica. Tem um romance às escondidas com ele.

Gilda Fontana (Françoise Forton) – Mulher de Fontana (Flávio Galvão), mãe de Francisca (Daniela Camargo) e Santiago (Ângelo Paes Leme). Personagem com pitada cômica. Originária de uma família tradicional, de quem herdou considerável fortuna, montou a clínica do marido. Tem por Fontana ciúmes doentios, a ponto de contratar detetives para segui-lo, embora ele seja o mais fiel dos homens.

Francisca Fontana (Daniela Camargo) – Filha de João (Flávio Galvão) e Gilda (Françoise Forton), irmã de Santiago (Ângelo Paes Leme). Moça problemática, em busca de um rumo na vida. Até certo momento, segue a opinião da mãe, que acha que o casamento é a melhor solução para ela.

[anuncio_5]

Mariana de Souza (Débora Duarte) – Mãe verdadeira de Jorge (Fábio Assunção), volta à cidade disposta a viver perto do filho, que não a aceita. É uma enfermeira de origem humilde.

Josefina Machado (Cláudia Magno) – Enfermeira da clínica de Fontana (Flávio Galvão). Envolve-se com Geraldo (José de Abreu).

Dona Rosa (Lina Fróes) – Moradora da Rua das Flores, frequenta o bar e simpatiza com Tio Zé (Elais Gleizer).

Mercadoria (Newton Martins) – Trabalha no bar de Polaca (Priscilla Camargo).

Cecília (Mirian Pires) – Dirige o primeiro orfanato onde Carolina (Carolina Pavanelli) fica internada.

Márcia Barbosa (Cristina Müllins) – Secretária particular de Paula (Beatriz Segall).

Giácomo Madureira (Eri Johnson) – Mordomo e empregado de confiança dos Candeias de Sá. Personagem cômico, um tremendo cara de pau e paquerador inveterado.

Aída Coutinho (Cláudia Scher) – Empregada dos Candeias de Sá.

Polaca (Priscila Camargo) – Dona do bar na Rua das Flores, onde todos os acontecimentos são comentados.

Alice Caroll (Gisela Reimann) – Amiga e confidente de Claudia (Patrícia França).

Carlos Alberto Ferraz (Sergio Mannarino) – Filho de William (Jayme Périard), um “mauricinho”.

Santiago Fontana (Ângelo Paes Leme) – Filho de João (Flávio Galvão) e Gilda (Françoise Forton), irmão de Francisca (Daniela Camargo). É um rapaz simpático, boa gente e toca violão.

Compartilhar.