Em Pantanal, Tadeu (José Loreto) se ressente do tratamento dispensado a ele pelo pai, José Leôncio (Marcos Palmeira). O peão acredita que o “rei do gado” dá mais atenção a Jove (Jesuíta Barbosa) e José Lucas (Irandhir Santos), sentindo-se rejeitado. Com a tristeza do filho, Filó (Dira Paes) se sente culpada, pois ela mentiu quando disse que Tadeu era um Leôncio.

Pantanal

Em recente capítulo da trama adaptada por Bruno Luperi, Filó apareceu rezando diante de sua santa de devoção, confessando que inventou que Tadeu era filho de José Leôncio. Na reza, ela explica que fez isso ao ver o amado triste, quando Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles) o deixou e levou Jove embora.

No entanto, José Leôncio, mesmo após a falsa confissão de Filó, seguiu tratando Tadeu como afilhado. Ele apenas assumiu a paternidade do peão diante de todos quando se revoltou com as atitudes de Jove.

Passado

Marcos Palmeira

A verdade sobre a paternidade de Tadeu é um mistério que perdura ao longo de toda a trama. A dúvida surge logo depois que Filó e José Leôncio se conhecem, quando a moça era prostituta e se envolveu com o fazendeiro numa currutela. Algum tempo após passarem uma noite juntos, Filó aparece na fazenda já grávida.

Apesar da possibilidade de José Leôncio ser o pai, Filó nega. Ainda assim, o fazendeiro acolhe a moça em sua casa, que se torna uma espécie de governanta. José Leôncio se torna padrinho da criança, tratando-o como um filho.

Tempos depois, quando Madeleine abandona José Leôncio, Filó conta que o fazendeiro é, sim, o pai de seu filho. Mas, agora, ela deixa claro que mentiu para ele. Mas promete a si mesma que levará este segredo para o túmulo.

Quem é o pai de Tadeu?

Pantanal

Na versão original de Pantanal, escrita por Benedito Ruy Barbosa para a extinta TV Manchete, Filó (Jussara Freire) confessa a José Leôncio (Claudio Marzo) que Tadeu (Marcos Palmeira) não é seu filho apenas na reta final da trama.

Mas ela se surpreende quando Zé afirma que já sabia disso. “Mas porque você sabendo de tudo todos esses anos nunca me falou nada?”, pergunta Filó. “No fundo, eu queria mesmo que ele fosse meu filho”, responde José Leôncio.

“Você é o único pai que ele teve… O que me preocupa é o jeito que, às vezes, você fala com ele. Morro de medo que meu Tadeuzinho descubra que você não é o pai dele”, confessa Filó. No entanto, Tadeu escuta a conversa e se revolta ao descobrir a verdade.

Transtornado, Tadeu anda sem rumo pela mata, até que encontra o Velho do Rio (também Claudio Marzo). A entidade, então, acalma o coração do rapaz, e diz que José Leôncio é, sim, seu pai, já que foi ele quem o criou.

Assim a verdade é revelada, mas Filó nunca chega a contar quem é, de fato, o pai de Tadeu, deixando subentendido que ela engravidou de algum cliente da currutela onde trabalhava no passado.

Bruno Luperi, o autor da adaptação de Pantanal na Globo, não tem feito mudanças substanciais nos rumos dos personagens da obra original. Por isso, provavelmente, o desfecho do mistério quanto à paternidade de Tadeu se mantenha fiel à primeira versão da novela.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor