Em Paraíso Tropical (2007), Ivan (Bruno Gagliasso) é enganado durante toda a história acreditando que é filho do motorista da família que teve um caso com Marion (Vera Holtz). No entanto, a verdade é bem diferente do que todos imaginam.

Bruno Gagliasso como Ivan em Paraíso Tropical
Bruno Gagliasso como Ivan em Paraíso Tropical (divulgação/Globo)

Na trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, o rapaz nunca se conformou em ter uma realidade bem diferente de Olavo (Wagner Moura), que acredita ser seu meio-irmão.

Rejeitado pela mãe, Ivan sempre acreditou ser fruto de um relacionamento extraconjugal de Marion com o então motorista da família. Depois de crescer revoltado, sempre tentou se dar bem para ter vida de rico – sem nem imaginar que é herdeiro de uma fortuna.

A farsa de Marion

No decorrer da novela, Marion sustenta duas farsas: de um lado, engana Ivan dizendo que é filho do motorista. Do outro, a promoter chantageia Xavier (Roberto Maya), alegando que o jovem é o bebê que estava esperando dele no passado.

Porém, a verdade é completamente diferente e aparecerá somente no último capítulo. Marion de fato estava grávida de Xavier, mas acabou perdendo a criança antes do parto e armou uma farsa.

“Quando eu perdi o filho do Xavier, na véspera do parto, eu peguei o Ivan na maternidade de Paraty de um infeliz que ia dar pra adoção pra enganar o Xavier. Depois, como deu tudo errado, eu inventei a história do motorista”, revelará.

Quem é o pai de Ivan em Paraíso Tropical?

Tony Ramos como Antenor em Paraíso Tropical
Tony Ramos como Antenor em Paraíso Tropical (divulgação/Globo)

Mas o fato é que nem mesmo Marion saberá a verdade. Isso porque Antenor (Tony Ramos) é o pai de Ivan. A revelação virá à tona no capítulo final da trama, após Jader (Chico Diaz) for baleado pela polícia e ficar à beira da morte.

O empresário irá tentar salvar o cafetão, que terá sido abandonado por Olavo para morrer. Ele, então, contará para Antenor tudo o que sabe e revelará que Ivan é filho dele. A verdade deixará o ricaço destroçado, já que ele descobrirá que o rapaz é o herdeiro bastardo que abandonou no passado.

Acerto de contas e fim trágico

Wagner Moura, Vera Holtz e Bruno Gagliasso em Paraíso Tropical
Wagner Moura, Vera Holtz e Bruno Gagliasso em Paraíso Tropical (divulgação/Globo)

Depois que o cerco se fechar, Olavo ficará encurralado na casa de Marion e irá expor toda a verdade. Assim que Antenor chegar dizendo que Ivan é seu filho, todos os segredos serão revelados.

Marion reagirá incrédula ao descobrir que o garoto que pegou para criar na realidade era herdeiro do empresário. Ela não entenderá nada e contará que pegou o menino quando um homem abandonou na maternidade de Paraty.

“O infeliz era o empregado da casa do Antenor e o bastardinho era o filho dele. O meu pai me contou, Marion. Antes de morrer, ele descobriu e me disse antes de você chegar, achando que eu ia contar a verdade pro Ivan”, debochará Olavo, que sabia de tudo.

Com o segredo desvendado, todo o plano do vilão será escancarado: ele planejava matar Antenor e depois assassinar Ivan para ficar com toda a fortuna, já que o rapaz havia assinado uma procuração para ele.

É nesse ponto que se chegará ao assassino de Taís (Alessandra Negrini). Olavo contará que matou a gêmea má depois que ela descobriu toda a verdade. Revoltado, Ivan atirará contra Olavo, que revidará com outro disparo.

Assim, os dois terão um desfecho trágico no final de Paraíso Tropical. Ivan, inclusive, morrerá nos braços de seu pai, Antenor.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.