Uma das protagonistas de Elas por Elas, Maria Clara Spinelli, que interpreta a confeiteira Renée, tem uma história de vida que chama atenção. Transexual, ela quebrou tabu e marcou a história com sua personagem na novela das seis da Globo.

Maria Clara Spinelli como Renée em Elas por Elas
Maria Clara Spinelli como Renée em Elas por Elas (divulgação/Globo)

Na trama escrita por Alessandro Marson e Thereza Falcão, a atriz dá vida à Renée, personagem que na primeira versão do folhetim, exibida em 1982, se chamava Carmen – interpretada por Maria Helena Dias.

O novo nome da personagem, inclusive, a surpreendeu pelo significado, já que quer dizer “nascida de novo”, “renascida”.

[anuncio_1]

Quem é Maria Clara Spinelli, a Renée de Elas por Elas?

A Força do Querer - Maria Clara Spinelli
Maria Clara Spinelli como Mira em A Força do Querer (Estevam Avellar / Globo)

Aos 48 anos, Maria Clara nasceu em 20 de maio de 1975 e é natural de Assis, cidade localizada no interior de São Paulo. Com maior destaque em Elas por Elas, a artista estreou na televisão há 11 anos.

O primeiro papel nas novelas veio em Salve Jorge (2012), quando tinha apenas uma cena, mas acabou ficando até o final por vontade da autora Gloria Perez. Foi pelas mãos da novelista que ela voltou ao ar em A Força do Querer (2017), quando interpretou Mira, uma personagem cisgênero.

Em meio a isso, a atriz também esteve em séries da Globo, fazendo parte do elenco de Supermax (2016), em que interpretou Janette, e com uma participação em Carcereiros (2018).

[anuncio_2]

Renée de Elas por Elas é trans na vida real?

Supermax - Maria Clara Spinelli
Maria Clara Spinelli como Janette em Supermax (Caiuá Franco / Globo)

Sem compartilhar muitos detalhes sobre seu passado, Maria Clara nunca revelou seu nome de batismo. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, ela afirmou que sempre se considerou mulher.

“Não faço a mínima ideia porque eu sou mulher. Eu simplesmente nasci como sou. E foi muito chocante crescer e entender que as pessoas me consideravam um menino. Eu sempre quis ter boneca. Nunca pude ter boneca. ‘Ah, mas você é um menino’, me falavam”, contou.

A atriz contou que precisava se reprimir o tempo todo por conta do jeito como se comportava.

“E aí eu sentia que tinha que reprimir tudo, pois tudo era um problema. Falar era um problema, andar era um problema, me vestir era um problema. Eu fui uma criança que se escondia”, desabafou.

Maria Clara revelou que descobriu ser transgênero somente quando já era adolescente. Em seu relato, ela exaltou a mãe – já falecida -, a qual considera sua única família.

“Eu nasci em Assis, no interior do estado de São Paulo. Minha mãe me teve com quase 45 anos. Isso era uma coisa muito incomum para a geração dela. Ela já partiu, não está mais neste plano, mas eu me refiro a ela sempre no presente. Foi a única família que eu tive”, afirmou.

[anuncio_3]

Primeira trans protagonista em Elas por Elas

 

Com uma carreira de mais de 20 anos, Maria Clara Spinelli escreve um novo e importante passo em sua trajetória com o papel em Elas por Elas. Escalada para viver uma das sete amigas protagonistas, ela representa um marco.

Ela é a primeira atriz trans a interpretar uma protagonista de novela no Brasil. Na trama das seis da Globo, ela vive a batalhadora Renée, que é casada com Wagner (César Mello), um homem cisgênero, e reencontra as amigas depois de 25 anos, surpreendendo todas ao contar sobre transição de gênero que tanto sonhava desde jovem.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.