Quatro personagens que não mereciam acabar assim em Terra e Paixão

Atual novela das nove da Globo chega ao fim nesta sexta-feira com personagens que não mereciam terminar a trama desta maneira

Whatsapp

André Santana

Terra e Paixão termina nesta sexta-feira (19) reservando um final feliz para seus personagens principais. Caio (Cauã Reymond) e Aline (Barbara Reis), enfim, viverão em paz após a morte de Antônio (Tony Ramos).

Charles Fricks e Letícia Laranja em Terra e Paixão
Charles Fricks e Letícia Laranja em Terra e Paixão

Porém, outros personagens não terão grandes motivos para comemorar no desfecho da obra escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes. Tipos como Andrade (Ângelo Antônio), Jonatas (Paulo Lessa), Graça (Agatha Moreira) e Ademir (Charles Fricks) não mereciam terminar a novela assim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abusador impune

Terra e Paixão - Ângelo Antônio e Débora Falabella
Débora Falabella (Lucinda) e Ângelo Antônio (Andrade) em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Um dos desfechos mais controversos de Terra e Paixão é o de Andrade. O caminhoneiro, que mostrou toda a sua falta de caráter nos primeiros capítulos da novela, não será punido por seus atos no final. Pelo contrário: vai formar uma nova e feliz família.

Leia mais

Os autores parecem ter se esquecido de tudo o que Andrade aprontou no início da trama. O alcoólatra maltratava e humilhava a esposa Lucinda (Débora Falabella) constantemente, inconformado com o fato de ela ser profissionalmente mais bem-sucedida que ele. Além disso, ele a agrediu várias vezes. Andrade também assediava a cunhada Anely (Tata Werneck) e chegou a chantageá-la.

Porém, após sua separação, Andrade passou a frequentar os Alcoólicos Anônimos e se redimiu. Ou seja, sua falta de caráter foi atribuída ao vício, o que não era bem assim – tanto que Anely deixou claro que o cunhado a assediava inclusive quando estava sóbrio. Por fim, ele engatou um relacionamento com Gladys (Leona Cavalli), com quem se casou.

Tudo bem que a redenção do personagem era possível, mas Andrade vai terminar Terra e Paixão sem ter sofrido qualquer punição por seus atos. Agressor e assediador, ele deveria, no mínimo, pagar pelo que fez antes do final feliz.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Casal escanteado

Agatha Moreira e Paulo Lessa em Terra e Paixão
Agatha Moreira e Paulo Lessa em Terra e Paixão (Divulgação / Globo)

Enquanto isso, Jonatas e Graça vão terminar unidos e felizes. Os autores decidiram investir num romance entre os dois personagens, mas a trama ficou parecendo mais um “prêmio de consolação”, já que ambos perderam função ao longo do folhetim.

Jonatas foi vendido como um dos protagonistas de Terra e Paixão. No decorrer da trama, ele deveria disputar o coração de Aline com Caio, o que acabou não acontecendo. Com isso, o personagem ficou sem ter o que fazer na história.

O mesmo aconteceu com Graça, que seria a antagonista de Aline. A rivalidade das personagens também durou menos do que o previsto e a dona da boutique ficou avulsa no enredo. Ou seja, os dois personagens renderam menos do que deveriam e acabaram sendo deixados de lado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Personagem promissor apagado

Terra e Paixão - Charles Fricks
Charles Fricks como Ademir em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Ademir foi um dos primeiros personagens a chamar a atenção do público de Terra e Paixão. O irmão de Antônio La Selva caiu nas graças do público por se mostrar mais correto que o vilão, enfrentando-o constantemente. Além disso, Charles Fricks também fez sucesso por conta de seus atributos físicos, sendo alçado ao posto de galã maduro do enredo.

Porém, o personagem que parecia promissor acabou murchando no decorrer da novela. Ademir era parte integrante de um dos principais segredos da novela: ele havia tido um caso com a cunhada Irene (Gloria Pires) no passado e era o pai de Daniel (Johnny Massaro). Mas isso não foi bem explorado na trama. Pelo contrário: após a revelação, o assunto foi praticamente esquecido.

Além disso, o personagem acabou vivendo uma história de amor estranha com Flor (Letícia Laranja). Tanto Ademir quanto a ex-prostituta perderam espaço na trama depois que se casaram. Não mereciam.

Whatsapp


Leia também