Sucesso escrito por Izabel de Oliveira e Filipe Miguez em 2012, Cheias de Charme ganhou uma Edição Especial nas tardes da Globo. No entanto, a trama não conseguiu segurar a boa audiência de Mulheres de Areia (1993), Chocolate com Pimenta (2003) e O Cravo e a Rosa (2000), suas antecessoras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globo esperava que a saga das Empreguetes mantivesse a boa fase da faixa, já que a história foi um verdadeiro fenômeno em sua exibição original. Mas isso não aconteceu, o que frustrou as expectativas.
Mas por que será que Cheias de Charme não deu certo nas tardes da Globo? Abaixo, quatro motivos que ajudam a explicar o fraco desempenho:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Comédia despudorada
Já Cheias de Charme destoa de suas antecessoras. As tramas anteriores eram clássicos das 18h, enquanto a atual fez sucesso às 19h e é uma típica novela das sete, bastante carregada nas tintas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O público que se envolveu com o romance e o drama das novelas que vieram antes devem ter estranhado o tom de comédia mais nonsense de Cheias de Charme. A vilã Chayene (Claudia Abreu), por exemplo, não é uma malvada para se levar a sério, como a terrível Raquel (Gloria Pires).
Trama datada
Cheias de Charme é uma comédia deliciosa, mas diz muito sobre o tempo em que foi exibida. Em 2012, os virais nas redes sociais começavam a decolar, e o sucesso das Empreguetes fazia sentido dentro deste contexto.
Além disso, a novela retratou a ascensão da classe C, algo que estava acontecendo naquele tempo. Cheias de Charme capturou a essência daquele período, o que ajuda a explicar seu sucesso. Mas, 12 anos depois, a temática já não tem a mesma força.
Concorrência fortalecida
O repeteco de A Terra Prometida (2013) registra bons índices para os padrões da emissora. Além disso, o SBT também exibe tramas como Carinha de Anjo, Teresa e Contigo Sim no mesmo horário, na faixa Novelas da Tarde.
Com isso, o público que gosta de novelas passou a ter mais opções, o que pode ter afetado a audiência da Globo.
Exibição aos sábados
Ao contrário de O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta e Mulheres de Areia, a Edição Especial de Cheias de Charme conta com capítulos aos sábados, um dia de audiência menor. Isso acaba derrubando a média geral da trama.
Atualmente, Cheias de Charme acumula média de 10,8, números menores que os de Mulheres de Areia, que fechou com 12,6. Já O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta anotaram médias de 14 e 13, respectivamente.