A reprise de Pícara Sonhadora (2011) figura nas apostas do público desde que o SBT disponibilizou a faixa das 13h às 15h para tramas brasileiras. Pois a novela vem aí!

Pícara Sonhadora - Bianca Rinaldi e Petrônio Gontijo
Francisco Inácio / SBT

Estrelada por Bianca Rinaldi, ‘Pícara’ foi escalada para substituir Pequena Travessa (2002) – folhetim com a mesma atriz e o mesmo estilo.

Fato é que o canal de Silvio Santos, com títulos de curta duração e muito tempo de arte, está esgotando rapidamente as possibilidades para o horário…

Revirando o baú

Marisol - Alexandre Frota e Bárbara Paz
Francisco Inácio / SBT

Em menos de um ano, desde que resgatou Carrossel (2012) e Esmeralda (2014), a emissora já reapresentou Maria Esperança (2007), Cristal (2006), Pequena Travessa e Marisol (2002, foto). Pícara Sonhadora será o sétimo título, com estreia agendada para o próximo mês.

A troca rápida de uma trama para outra envolve também os cortes em várias dessas produções – mais de 100 capítulos de Carrossel foram simplesmente “pulados” de um dia para o outro, por conta de uma alteração de grade imposta por Silvio Santos.

Ou seja: além de não dispor de muitas novelas para a faixa, o SBT ainda padece com intervenções do “patrão” e com o tempo dedicado às reprises, muitas vezes no ar por mais de uma hora, praticamente sem intervalos.

O que vem por aí?

Fascinação - Marcos Damigo e Regiane Alves
Francisco Inácio / SBT

Entre as produções que o canal costuma reprisar restam apenas Fascinação (1998, foto), Pérola Negra (1998), Canavial de Paixões (2003) e Amigas e Rivais (2007). Desta safra, há folhetins nunca reapresentados, como Amor e Ódio (2001), Seus Olhos (2004) e Os Ricos Também Choram (2005).

A casa não costuma ousar. A última tentativa neste sentido envolveu o resgate de Jamais te Esquecerei (2003), há 10 anos. Com médias baixíssimas, a trama saiu do ar rapidamente, deixando as tardes para as obras da mexicana Televisa.

Novelas mais recentes, como Revelação (2008), Vende-se um Véu de Noiva (2009), Amor e Revolução (2011) e Corações Feridos (2012), podem aparecer. Todas, porém, enfrentaram problemas de audiência nas exibições originais.

Tudo indica que Uma Rosa com Amor (2010), reprisada apenas em 2011, tem problemas com relação aos direitos autorais.

Bastidores

Pícara Sonhadora - Bianca Rinaldi e Petrônio Gontijo
Francisco Inácio / SBT

Pícara Sonhadora acompanha Mila (Bianca Rinaldi), funcionária de uma loja de departamentos que, sem recursos, decide se abrigar na propriedade com o tio, Camilo (Serafim Gonzalez). Ela acaba apaixonada pelo herdeiro da empresa, Alfredo (Petrônio Gontijo), que finge ser funcionário apenas para conquistá-la.

Primeira adaptação do SBT após a parceria para aquisição de textos da Televisa, ‘Pícara’ chegou ao fim da exibição original com 16,6 pontos. A reta final contou com o embalo da primeira edição da Casa dos Artistas, que antecipou a moda dos realities na TV brasileira.

A primeira reapresentação, em 2004, às 13h, registrou 9,8 de média. A última, em 2012, padeceu com apenas 3,9.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor