Quantos anos têm Mulheres de Areia? Saiba quando a novela passou
26/07/2023 às 12h46

Novela que marcou época, Mulheres de Areia voltou ao ar nas tardes da Globo em junho, na faixa Edição Especial, se tornando a trama mais antiga já reprisada pela emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O folhetim escrito por Ivani Ribeiro para a Globo é uma junção de duas obras da autora. A novelista uniu as histórias da versão original de Mulheres de Areia, feita em 1973 na extinta TV Tupi, e O Espantalho (1977), trama produzida por Silvio Santos e veiculada na Record.
Quantos anos tem Mulheres de Areia?

João Carlos Barroso (Damião) e Daniel Dantas (Breno) em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)
O remake de Mulheres de Areia exibido atualmente nas tardes da Globo foi produzido em 1993. Portanto, a novela completou, em fevereiro de 2023, exatos 30 anos de sua exibição original.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A princípio, a novela deveria ter ido ao ar em 1992, mas como a emissora queria Gloria Pires interpretando as gêmeas Ruth e Raquel, teve que adiar a produção em um ano porque a atriz estava grávida.

LEIA TAMBÉM:
● Primeira Odete Roitman levou mágoa com a Globo para o túmulo: “Nunca me deu importância”
● Novela que terminava há 12 anos provou que nem todo remake dá certo
● Estreava há 13 anos: 5 estrelas de Cheias de Charme que já nos deixaram
Novela mais antiga

Humberto Martins como Alaor em Mulheres de Areia (Divulgação / Globo)
Entre as novelas reprisadas pela Globo durante todos esses anos, Mulheres de Areia se coloca como a mais antiga, já que três décadas separam a exibição original da atual reprise, desconsiderando os resgates anteriores, em 1996 e 2011.
O recorde pertencia a O Rei do Gado (1996), em sua última passagem pelas tardes. 26 anos separavam a exibição original do terceiro repeteco em Vale a Pena Ver de Novo, ano passado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma decisão desse tipo é algo raro, já que o canal carioca sempre deixa os títulos mais antigos para reexibição no Viva.
Em todos esses anos, a Globo nunca exibiu novelas muito velhas. Até por isso, algumas tramas deixaram de ser reprisadas, justamente por terem “passado do tempo”.
Leia também: Se arrependeu? Pai de astro detonou Palmeiras e Flamengo: “Fracassados”
Abrindo caminho?

Betty Faria no papel-título de Tieta (Divulgação / Globo)
Nos últimos anos, alguns telespectadores tem pedido reprises de novelas mais antigas no Vale a Pena Ver de Novo. Alguns exemplos são os clássicos Vale Tudo (1988) e Tieta (1989), sempre lembrados.
Esses folhetins sempre sofreram resistência por serem muito antigos e terem alguns problemas com relação à qualidade de imagem.
Porém, a recepção do público diante da reprise de Mulheres de Areia pode alterar esse cenário e fazer a Globo mudar de ideia. Aguardemos os próximos capítulos.