Um dos principais mistérios de Chocolate com Pimenta, novela da Rede Globo que está sendo exibida pelo canal Viva, gira em torno de Bernadete (Kayky Brito), filha adotiva de Jezebel (Elizabeth Savalla).

O que aconteceu foi o seguinte: quando ficou grávida, Jezebel adoeceu e fez uma promessa para Santa Bernadete: dedicaria a filha à santa. Como acabou perdendo a criança, resolveu adotar uma menina para cumprir a promessa.



Cândida (Yeda Dantas), sua empregada, tinha um filho e, sem ter condições de dar uma boa criação ao menino, decidiu levá-lo para ser adotado pela patroa, mantendo em segredo o verdadeiro sexo do bebê.

Jezebel percebe que tem uma menina diferente, mas não suspeita da verdade, já que foi Cândida quem sempre cuidou da criança.

Bernardete, por sua vez, também acredita ser uma menina, pois cresceu sendo tratada como tal, e não consegue explicar os sentimentos estranhos que tem por Cássia (Luiza Curvo).



A verdade só é revelada às vésperas de seu casamento, arranjado pela mãe. Em pânico por não saber o que acontece consigo, Bernardete pede ajuda a Dona Mocinha (Denise Del Vecchio), governanta de Ana Francisca (Mariana Ximenes).

Depois de muita insistência, no capítulo 140, Jezebel concorda em levar a filha ao médico. No consultório, para espanto de todos, descobre-se que Bernardete, na verdade, é um menino.

Ele corta os cabelos, passa a usar roupas masculinas e adota o nome de Bernardo.

No final da novela, Bernardo e Cássia ficam juntos e trocam juras de amor.



Compartilhar.