Remake da obra de Benedito Ruy Barbosa de 1986 – que, por sua vez, é baseada no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes, Sinhá Moça (2006) está na reta final no canal Viva.

Débora Falabella em Sinhá Moça
Débora Falabella em Sinhá Moça

O canal pago do Grupo Globo já bateu o martelo e definiu que Cobras & Lagartos (2006) será sua substituta na faixa das 15h30. A trama de João Emanuel Carneiro estrelada por Lázaro Ramos, Mariana Ximenes, Carolina Dieckmann e Taís Araújo foi um grande sucesso em seu ano de exibição.

Cobras & Lagartos é a segunda novela das sete mais vista da década de 2000, atrás apenas de Da Cor do Pecado (2004), também de João Emanuel Carneiro.

Leia também: Globo surpreende com decisão que já devia ter tomado há anos

Qual novela vai substituir Sinhá Moça no Viva?

Cobras & Lagartos, grande sucesso de João Emanuel Carneiro, substituirá Sinhá Moça na faixa das 15h30 do Viva. A trama conta a história de Duda (Daniel de Oliveira) e Foguinho (Lázaro Ramos), que têm suas vidas cruzadas por conta de uma coincidência: ambos se chamam Daniel Miranda.

Temendo que sua família cheia de parasitas coloque a mão em sua fortuna, o milionário Omar Pasquim (Francisco Cuoco) se disfarça de faxineiro para conhecer o verdadeiro caráter das pessoas. É assim que ele conhece o motoboy Duda e decide que o rapaz será seu herdeiro. Ele se encanta pelo bom coração do rapaz, que, de quebra, se apaixona por Bel (Mariana Ximenes), sobrinha de Pasquim e a única parente que ele ama.

No entanto, após a morte do milionário, Foguinho acaba sendo considerado o herdeiro. O malandro, que trabalha como “homem-sanduíche” no comércio popular, se torna rico do dia para a noite, para a alegria de Ellen (Taís Araújo), interesseira por quem ele é apaixonado.

Mas a fortuna de Omar Pasquim, que é dono da loja de artigos de luxo Luxus, desperta também o interesse da família trambiqueira do milionário, como Milu (Marília Pera) e sua filha Leona (Carolina Dieckmann), outra sobrinha do milionário.

Leia também: Três reviravoltas que vão deixar No Rancho Fundo de cabeça para baixo

Quando termina Sinhá Moça no Viva?

Lázaro Ramos e Mariana Ximenes em Cobras & Lagartos
Lázaro Ramos e Mariana Ximenes em Cobras & Lagartos

No ar desde janeiro de 2024, Sinhá Moça chega ao fim em agosto. O último capítulo do folhetim vai ao ar em 2 de agosto, com reprise no dia seguinte.

Assim, Cobras & Lagartos tem estreia confirmada para o dia 5 de agosto, a partir das 15h30. Com 179 capítulos, a produção deve ficar no ar até março de 2025.

Cobras & Lagartos é a segunda novela de João Emanuel Carneiro. Foi escrita com colaboração de Antonia Pellegrino, Denise Bandeira, Vincent Villari e Márcia Prates. A direção é de Cininha de Paula, Cláudio Boeckel, Marco Rodrigo e Ary Coslov, com direção artística de Wolf Maya.

Leia também: Erro da Globo estraga a comemoração dos 30 anos de A Viagem

Contemporâneas

Curiosamente, tanto Cobras & Lagartos quanto Sinhá Moça foram exibidas originalmente na mesma época. Enquanto a trama de Benedito Ruy Barbosa entrou no ar em 13 de março de 2006, a história escrita por João Emanuel Carneiro estreou em 24 de abril do mesmo ano.

As duas novelas, inclusive, tiveram bastidores conturbados. Isso porque Benedito Ruy Barbosa esperava contar com Carolina Dieckmann como protagonista de Sinhá Moça e Bruno Gagliasso como Ricardo. No entanto, ambos já estavam escalados para Cobras & Lagartos.

A Globo vinha priorizando a obra de João Emanuel Carneiro porque a novela substituiria o fiasco Bang Bang (2005). Ou seja, havia um enorme esforço da emissora para recuperar a audiência perdida. Porém, Benedito não gostou nada da dificuldade de escalar o elenco de sua novela e ameaçou desistir de Sinhá Moça.

A direção da emissora, então, precisou intervir e resolver a situação. Carolina Dieckmann permaneceu em Cobras & Lagartos e Débora Falabella assumiu o papel de Sinhá Moça. Já Bruno Gagliasso foi remanejado para a trama das seis e substituído por Daniel de Oliveira na trama das sete.

Leia também

Finalmente: Viva bate o martelo e define substituta de Sinhá Moça

Destaque de A Favorita virou motorista de aplicativo: “Precisava fazer alguma coisa

Três vezes que o autor de Renascer comprou briga com a Globo

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor