A Globo surpreendeu ao anunciar Alma Gêmea (2005) como substituta de Paraíso Tropical (2007) no Vale a Pena Ver de Novo. A reprise da trama de Walcyr Carrasco já tem data de estreia e virá antes do previsto.

Alessandra Negrini em Paraíso Tropical
Alessandra Negrini em Paraíso Tropical

Exibida de 20 de junho de 2005 e 11 de março de 2006, em 227 capítulos, a novela se tornou um sucesso estrondoso de audiência. Dividido em duas fases, com início na década de 1920 e a sequência ambientada nos anos 1940, o folhetim acompanha a trajetória de Rafael (Eduardo Moscovis).

Um ricaço botânico que cria rosas, Rafael se apaixona à primeira vista por Luna (Liliana Castro), uma jovem bailarina. Os dois têm um filho e vivem felizes até um assalto orquestrado por Cristina (Flávia Alessandra), prima de Luna e governanta da casa.

O crime provoca a morte de Luna e Rafael fica arrasado com a perda da esposa, vivendo o luto por décadas. Após 20 anos, ele é surpreendido pela chegada da empregada Serena (Priscila Fantin), que logo chama sua atenção e não demora para ser apontada como a reencarnação de Luna depois de várias evidências.

Quando acaba Paraíso Tropical no Vale a Pena Ver de Novo?

Fenômeno, a trama que conquistou o público sendo a maior audiência do horário das seis nos anos 2000 foi escalada para substituir a reprise de Paraíso Tropical, que ainda tem um bom chão pela frente no Vale a Pena Ver de Novo.

A previsão inicial era de que a novela das gêmeas Paula e Taís (Alessandra Negrini) teria seus 179 capítulos originais condensados em 139. Com isso, chegaria ao fim somente no dia 7 de junho.

Mas uma mudança de planos da Globo alterou tudo e a novela terminará antes. Com a nova decisão, Paraíso Tropical chegará ao fim no dia 10 de maio, já que terá uma semana de dobradinha com a trama que está estreando.

Quando estreia a reprise de Alma Gêmea?

Eduardo Moscovis e Priscila Fantin em Alma Gêmea
Eduardo Moscovis e Priscila Fantin em Alma Gêmea

Está definido que Alma Gêmea estreará no Vale a Pena Ver de Novo no dia 6 de maio. Será um mês antes do previsto, já que a Globo decidiu encurtar a reprise de Paraíso Tropical.

Inicialmente, a emissora disse que “a estreia está prevista para o próximo trimestre”, sem especificar datas, mas deixando em aberto.

Diante da baixa audiência da trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, resolveu antecipar o folhetim de Walcyr Carrasco.

Qual será a substituta de Paraíso Tropical?

O Ibope em baixa, inclusive, se mostra como principal fator para a Globo quebrar uma regra que ela mesma inventou, de que apenas novelas das nove seriam reprisadas no Vale a Pena Ver de Novo.

A decisão de trazer de volta Alma Gêmea na sessão de reprises demonstra que a emissora pretende reerguer a audiência a qualquer custo e que, para isso, pretende apostar em uma novela certeira, sem possibilidade de erros.

Na primeira reprise no Vale a Pena Ver de Novo, em 2009, a trama Rafael e Serena atingiu 19,8 pontos de média numa época em que a faixa de reprises ainda ia ao ar mais cedo, às 14h45. Mais uma vez, a aposta é de que Walcyr Carrasco recuperará a audiência.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.