Em homenagem aos 90 anos do autor Manoel Carlos, o canal Viva abriu uma faixa de novelas destinada ao criador das Helenas. O horário foi aberto com A Sucessora (1978) e, atualmente, vem exibindo História de Amor (1995).

Angelo Paes Leme e Carla Marins em História de Amor
Angelo Paes Leme e Carla Marins em História de Amor (divulgação/Globo)

A trama deve ficar no ar até o segundo trimestre de 2024. No entanto, o canal do Grupo Globo ainda não definiu qual será a substituta da novela estrelada por Regina Duarte, José Mayer e Carla Marins.

[anuncio_1]

Quando termina História de Amor no Viva?

História de Amor - José Mayer e Regina Duarte
Regina Duarte (Helena) e José Mayer (Carlos) em História de Amor (Divulgação / Globo)

Exibida originalmente entre 3 de julho de 1995 e 1 de março de 1996, História de Amor fez um enorme sucesso na faixa das seis da Globo. Pela primeira vez, Regina Duarte vivia a “mítica” Helena, protagonista da maioria das novelas do Maneco, e papel que ela viveria outras duas vezes – em Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006).

Na novela, Helena é uma corretora de imóveis que criou praticamente sozinha a filha Joyce (Carla Marins), que engravidou ainda muito jovem e foi abandonada pelo pai da criança. Durante a trama, Helena se apaixona pelo médico Carlos (José Mayer), mas precisa disputá-lo com Sheila (Lilia Cabral) e Paula (Carolina Ferraz).

A trama voltou ao ar no Viva em 21 de agosto de 2023. Como a produção teve 209 capítulos e o canal costuma exibi-los na íntegra, o folhetim deve ficar no ar até 19 de abril de 2024, com reprise do último capítulo no dia 20.

 

[anuncio_2]

Que novela substitui História de Amor no Viva?

Autor Manoel Carlos
Manoel Carlos (Reprodução / Web)

A substituta de História de Amor na faixa das 12 horas deve estrear no dia 22 de abril. Ou seja, o canal Viva ainda terá um certo tempo pela frente para definir qual será o próximo título do horário.

No entanto, não se sabe se a proposta de exibir apenas novelas de Manoel Carlos no horário será mantida. A faixa, como dito acima, foi criada para celebrar os 90 anos do autor, comemorado em 2023. Sem a efeméride, não dá pra saber se as obras de Maneco continuarão sendo revisitadas.

Vale lembrar que o autor é um dos favoritos do público do Viva e suas obras sempre registram boa audiência. Tanto que boa parte de suas novelas já foram ao ar no canal. Além de A Sucessora e História de Amor (exibida duas vezes), o canal também já exibiu Baila Comigo (1981), Felicidade (1991), Por Amor, Laços de Família (2000), Mulheres Apaixonadas (2003) e Páginas da Vida.

[anuncio_3]

Maneco inédito

Viver a Vida - Alinne Moraes e Taís Araujo
Taís Araujo (Helena) e Alinne Moraes (Luciana) em Viver a Vida (Divulgação / Globo)

O Viva fez a alegria dos espectadores nostálgicos ao inaugurar a faixa dedicada a Manoel Carlos com A Sucessora. Afinal, a novela estrelada por Susana Vieira é considerada um grande clássico e só havia sido reprisada uma única vez, no Vale a Pena Ver de Novo em 1980.

Por isso, o público anseia para que outra obra inédita no Viva seja a substituta de História de Amor, caso a “faixa Maneco” seja mantida. Maria Maria (1978), então, surge como franca favorita.

Porém, vale lembrar que as últimas novelas de Maneco na Globo nunca foram reprisadas. Viver a Vida (2009) e Em Família (2014) ficaram longe de serem consideradas sucessos, mas são novelas que contam com muitos fãs.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor