Reapresentada pela segunda vez no canal Viva para celebrar os 90 anos do autor Manoel Carlos, História de Amor (1995) deve ficar no ar até meados de abril. A trama deu continuidade à faixa criada para celebrar o nonagésimo aniversário do novelista, que foi aberta com A Sucessora (1978).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois o folhetim já tem substituto definido. E, ao contrário do que se esperava, História de Amor não será substituída por outra novela de Maneco. Será A Viagem (1994) o próximo cartaz da faixa das 12h15.
Quando termina História de Amor no Viva?
Considerado um dos maiores autores da televisão brasileira, Manoel Carlos ficou conhecido por suas novelas que retratam o cotidiano dos habitantes da Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele consagrou a personagem Helena, heroína da maioria de suas histórias, e que já foi interpretada por nomes como Lillian Lemmertz, Regina Duarte e Vera Fischer.
Em 2023, o novelista chegou aos 90 anos e ganhou uma homenagem do Viva. O canal pago abriu uma nova faixa de novelas para celebrar o autor, exibindo A Sucessora e, na sequência, História de Amor, atualmente no ar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Se não houver nenhuma mudança, o último capítulo de História de Amor vai ao ar no dia 19 de abril, com reprise no dia seguinte. Deste modo, A Viagem, trama definida como sua substituta, estreia em 22 de abril.
[anuncio_2]
Qual novela vai substituir História de Amor no Viva?
Os fãs de Maneco esperavam que o Viva mantivesse a faixa das 12h15 para a exibição de novelas de Manoel Carlos. Muitos torciam por uma re-reprise de Laços de Família (2000), ou uma “reprise inédita” de Viver a Vida (2009). Porém, não será assim.
O Viva bateu o martelo e definiu A Viagem, de Ivani Ribeiro, como substituta de História de Amor. A trama de temática espírita, que já foi exibida outras duas vezes no canal, conta a história do espírito obsessor Alexandre (Guilherme Fontes), que busca se vingar de desafetos.
A escolha por mais uma reprise de A Viagem não é por acaso. O repeteco vai celebrar os 30 anos do folhetim, que estreou na Globo em abril de 1994 e se tornou um dos maiores sucessos de sua história.
Faixa de celebração
Ou seja, o Viva optou por transformar o horário que homenageava Manoel Carlos em uma faixa que vai celebrar os 30 anos de um clássico da televisão brasileira. A ideia do canal, inclusive, é exibir também uma reunião com os atores da trama, fazendo da efeméride uma grande festa.
Sendo assim, é possível que esta perspectiva se mantenha nas próximas produções que serão exibidas às 12h15. Ou seja, o canal deve reservar o horário para homenagear novelas ou artistas que estejam celebrando datas especiais.
É uma boa maneira de seguir com a “faixa Manoel Carlos”. Afinal, não seria viável manter apenas novelas do autor no horário, já que, fatalmente, o material se esgotaria num curto espaço de tempo. Programar reprises que façam alusão a efemérides, como os 30 anos de A Viagem, é uma simpática saída para seguir com a faixa de novelas da hora do almoço.