No ar desde março deste ano, a Edição Especial de Cheias de Charme (2012) ainda não correspondeu às expectativas da Globo. A emissora esperava que a saga das Empreguetes pudesse manter o bom desempenho de Mulheres de Areia (1993), mas isso não aconteceu.

Claudia Abreu em Cheias de Charme
Claudia Abreu em Cheias de Charme

Mas, apesar do desempenho fraco, a emissora ainda não considera encurtar a reprise da história de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira. A princípio, a Globo pretende manter a duração planejada para o repeteco.

Assim, o canal ainda não pensa na trama substituta no horário das 14h40. Porém, desde já, existem várias candidatas ao posto.

Quando termina a reprise de Cheias de Charme?

Substituta de Mulheres de Areia nas tardes da Globo, Cheias de Charme tem sido exibida praticamente na íntegra pela emissora. A intenção do canal, inclusive, é preservar a duração original da novela.

Ou seja, a emissora planeja que a reprise de Cheias de Charme tenha os mesmos 143 capítulos de sua exibição original. Se este planejamento for mantido, o último capítulo do folhetim vai ao ar em 23 de agosto.

No entanto, isso pode mudar. A novela pode ser encurtada na edição para sair do ar antes do previsto, caso não garanta boa audiência. Ou seja, por enquanto, é grande a chance de Cheias de Charme ser encurtada, embora o canal não tenha definido nada por enquanto.

Qual novela substitui Cheias de Charme nas tardes da Globo?

Vanessa Giácomo em Cabocla
Vanessa Giácomo em Cabocla

A Globo ainda não definiu a trama que substituirá Cheias de Charme na Edição Especial. Porém, vale lembrar que, desde a estreia da faixa, Cabocla (2004) sempre apareceu entre as favoritas para um repeteco no horário.

Sendo assim, desde já, a novela de Benedito Ruy Barbosa é bastante cotada para o horário, tendo em vista seu forte apelo junto ao público-alvo da faixa. A novela é um romance de época que costuma agradar jovens e idosos, que formam a plateia da faixa das 14h40.

Outra novela sempre cotada para o horário é Caras & Bocas (2009). No entanto, como a reprise de Cheias de Charme não deu muito certo, pode ser que o canal não queira apostar em uma novela das 19h neste momento.

Durante a exibição de Mulheres de Areia, o site Notícias da TV informou que Quatro por Quatro (1994) havia entrado no radar para uma possível reprise. Mas é pouco provável que o canal aposte na trama de Carlos Lombardi, pelo mesmo motivo citado acima.

A Edição Especial vai acabar?

Há algum tempo, surgiram rumores de que a Globo pode abrir mão da reprise de novelas das 14h40 para lançar um novo programa no horário. A intenção do canal seria ampliar a programação ao vivo apostando numa nova atração de variedades.

Tati Machado, que atualmente colabora no Encontro com Patrícia Poeta e Mais Você, seria a mais forte candidata para apresentar uma nova atração no horário. Além disso, surgiram boatos de que Eliana, de saída do SBT, também estaria sendo considerada para a função.

Porém, até aqui, não há qualquer movimentação nos bastidores para a produção de uma nova atração vespertina diária. Sendo assim, a Globo não deve abrir mão da Edição Especial – ao menos, não em 2024.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor