Uma das mais exaltadas tramas da “fase de ouro” da dramaturgia da Record, Chamas da Vida entra na reta final de sua segunda reprise nas tardes da emissora. A novela de Cristianne Fridman deve terminar em outubro, quando será substituída por outra reprise.

Lucinha Lins

De acordo com o site Observatório da TV, o último capítulo da reprise de Chamas da Vida deve ir ao ar no dia 18 de outubro, uma terça-feira. Sendo assim, a próxima novela da tarde da Record pode entrar no ar no dia seguinte, ou então até antes, caso a emissora promova uma “dobradinha”, exibindo os primeiros capítulos da sucessora juntamente aos últimos capítulos da trama atual.

A Record ainda não divulgou qual será o próximo cartaz do horário. No entanto, Amor e Intrigas (2007), de Gisele Joras, aparece como a mais cotada para suceder Chamas da Vida. Caso a escolha prevaleça, será a segunda reprise do folhetim, que já foi reapresentado em 2017, registrando ótimos índices de audiência.

Final inédito

Juliana Silveira e Leonardo Brício em Chamas da Vida

Chamas da Vida tem como pano de fundo o universo dos bombeiros, profissão do protagonista Pedro (Leonardo Brício). O rapaz é apaixonado por Carolina (Juliana Silveira), herdeira de uma fábrica de sorvetes. Mas o casal enfrenta as maldades de Vilma (Lucinha Lins), administradora da fábrica, que odeia o pai de Carolina e o rouba.

Ao longo da trama, Vilma se revela uma piromaníaca, promovendo incêndios para destruir seus inimigos e deixando uma placa com o desenho de uma fênix em cada local incendiado. Mas um incendiário misterioso rouba as tais placas e começa a usá-las, na tentativa de incriminar a vilã.

A identidade do incendiário misterioso só é revelado no último capítulo: é Léo (Rafael Queiroga), que queria se vingar da vilã. O bandido é filho do legista que Vilma subornou para acobertar a morte de seu marido. Como o legista não aceitou o suborno, Vilma matou a mãe do rapaz.

Rafael Queiroga em Chamas da Vida

No entanto, foram gravados outros finais, mostrando outras identidades do incendiário misterioso. A expectativa, então, é que a Record exiba um final inédito, revelando outra identidade do vilão oculto.

Armadilha

Ao programar reprises de novelas para suas tardes, a Record acabou criando uma armadilha para si mesma. Afinal, a emissora possui poucas tramas em seu acervo, o que a obriga a promover exibições constantes dos mesmos títulos de sempre.

Chamas da Vida encerra agora sua segunda reprise. É provável que sua sucessora seja Amor e Intrigas, que também já foi reprisada. Outros folhetins do canal também já foram reprisadas mais de uma vez, como Prova de Amor, Bicho do Mato e A Escrava Isaura.

O canal evita reprisar à tarde novelas muito pesadas, como Vidas Opostas ou Poder Paralelo. Ainda assim, há tramas inéditas que poderiam ser exibidas no período vespertino, como Balacobaco. Porém, o mais provável é que o canal siga fazendo apostas seguras, promovendo repetecos das mesmas novelas de sempre num looping eterno. Resta saber até quando isso vai funcionar.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor