Novela de Euclydes Marinho reprisada pela primeira vez, Andando nas Nuvens está na reta final. O folhetim estrelado por Marco Nanini e Débora Bloch entra em seu último mês prometendo fortes emoções.

Vivianne Pasmanter em Andando nas Nuvens
Vivianne Pasmanter em Andando nas Nuvens (Reprodução / Globo)

Mas, apesar de a novela estar prestes a se despedir do público, o Viva ainda não definiu qual será sua substituta na faixa das 13h. Por enquanto, a mais cotada é Cara & Coroa (1995), mas não houve a confirmação até o momento.

O mais provável é que seja mesmo uma novela dos anos 1990. Além disso, vale lembrar que a faixa das 13h sempre foi reservada para tramas de pegada juvenil – como Cara & Coroa.

Quando termina Andando nas Nuvens no Viva?

No ar desde 22 de janeiro, Andando nas Nuvens está na reta final. Escrita por Euclydes Marinho, a trama que foi ao ar na faixa das 19h da Globo em 1999 tem 197 capítulos.

Ou seja, seu último capítulo deve ser exibido em 6 de setembro, com reprise no dia seguinte. Sendo assim, em 9 de setembro, o canal Viva deve lançar uma nova reprise para substituir o atual folhetim.

Andando nas Nuvens foi a primeira novela solo de Euclydes Marinho, que, até então, se dedicava mais aos roteiros de minisséries e seriados. O autor emplacou mais uma trama depois dessa, Desejos de Mulher (2002), recentemente resgatada pelo Globoplay.

Qual novela substituirá Andando nas Nuvens no Viva?

O Viva ainda não divulgou qual será a novela que substituirá Andando nas Nuvens. Porém, recentemente, o jornal O Globo divulgou que Cara & Coroa é a trama mais cotada para ocupar a faixa das 13 horas.

Cara & Coroa se mostra mesmo como uma forte candidata. Isso porque é bem possível que o Viva recorra a uma novela dos anos 1990, já que, atualmente, o canal exibe duas novelas dos anos 2000 – Viver a Vida (2009) e Sinhá Moça (2006) -, uma novela dos anos 1980 – Corpo a Corpo (1984) -, e uma novela dos anos 1990 – A Viagem (1994).

Além disso, Cara & Coroa é um típico folhetim praiano juvenil de Antonio Calmon, que combina com o horário de exibição. Desde a sua criação, a faixa de novelas das 13h tem sido destinada a novelas mais infantis ou juvenis, como Era Uma Vez… (1998) e Corpo Dourado (1998).

Mas não está descartada uma surpresa. Tramas como Perigosas Peruas (1992), Uga Uga (2000) e Um Anjo Caiu do Céu (2001) podem ser outras opções.

Reprise cancelada

Porém, tudo indica que Cara & Coroa deve ser mesmo a escolhida, já que a novela esteve no radar do Viva em 2021. O canal chegou a anunciar a trama como substituta da reprise anterior de A Viagem (1994) na faixa das 15h30, mas voltou atrás e a substituiu por Paraíso Tropical (2007).

Na época, foi explicado que o Viva não conseguiu resolver as questões referentes aos direitos autorais a tempo do repeteco, daí seu cancelamento. Porém, tais questões já devem ter sido resolvidas de lá para cá.

E mais: no final do ano passado, a Globo solicitou registro da novela na Ancine (Agência Nacional do Cinema), junto com Andando nas Nuvens e Corpo a Corpo. Como as duas últimas já estão no ar no Viva, Cara & Coroa pode ser a próxima.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor