Quando acaba Terra e Paixão? Globo toma decisão após crise nos bastidores

Emissora bateu o martelo e definiu a data de término da novela das nove

Whatsapp

A Globo bateu o martelo e definiu a data de término de Terra e Paixão. A novela escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes terá mantida a duração prevista anteriormente – que já é bastante longa, diga-se – e não será esticada, como se chegou a cogitar.

Cauã Reymond em Terra e Paixão
Cauã Reymond em Terra e Paixão (reprodução/Globo)

A decisão se deu após várias crises nos bastidores. Às voltas com problemas de saúde, Walcyr Carrasco teria se recusado a prolongar ainda mais a novela protagonizada por Cauã Reymond, que sairá de cena como a mais longa novela das nove dos últimos 10 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Martelo batido

Terra e Paixão - Gloria Pires e Tony Ramos
Tony Ramos (Antônio) e Gloria Pires (Irene) em Terra e Paixão (Manoella Mello / Globo)

Desde que Terra e Paixão foi a escolhida para substituir Travessia na faixa das nove da Globo, a ideia era fazer com que a trama de Walcyr Carrasco ficasse pouco mais de oito meses no ar. Com isso, a trama foi concebida para durar incríveis 221 capítulos.

Porém, a trama estrelada por Tony Ramos, Gloria Pires e Barbara Reis poderia ser ainda maior. De acordo com o portal Notícias da TV, a direção da Globo considerou esticar a novela em mais uma ou duas semanas, no intuito de dar mais tempo à produção de Renascer, sua sucessora.

Leia mais

Mas, ainda segundo a publicação, Carrasco teria batido o pé e se recusado a prolongar ainda mais a novela. Depois disso, prevaleceu a previsão original e a Globo decidiu que Terra e Paixão não vai ultrapassar a marca dos 221 capítulos. O folhetim terá seu último episódio exibido no dia 19 de janeiro de 2024, com reprise no dia seguinte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crise nos bastidores

Walcyr Carrasco
Walcyr Carrasco no Conversa com Bial (Reprodução / Globo)

Até ter sua data de término definida, Terra e Paixão penou com problemas nos bastidores. O autor Walcyr Carrasco, por exemplo, enfrentou diversos problemas de saúde que acabaram afetando o andamento da novela. Não por acaso, ele convidou Thelma Guedes para auxiliá-lo.

Neste período, Carrasco precisou passar por uma cirurgia nos olhos e, depois disso, quebrou o fêmur ao sofrer uma queda, o que o levou de volta ao hospital. No entanto, o novelista afirmou que, mesmo debilitado, não se afastou da condução da trama, chegando a trabalhar mesmo internado.

Mas não foi apenas Terra e Paixão que enfrentou crise nos bastidores. O remake de Renascer, próxima novela das nove, também teve dificuldades em fechar o elenco e cumprir o cronograma. Por isso, a direção da emissora considerou adiar a estreia, mas a ideia foi descartada.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Longa demais

Barbara Reis e Agatha Moreira como Aline e Graça em Terra e Paixão
Barbara Reis e Agatha Moreira como Aline e Graça em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

A recusa de Walcyr Carrasco de esticar Terra e Paixão tem sua razão de ser. Afinal, ultrapassar os 221 capítulos seria desgastar ainda mais uma trama que, desde o início, enfrenta dificuldades em parar de pé.

O autor já reinventou sua novela diversas vezes, na tentativa de elevar a audiência. Novos personagens foram criados, novas tramas implementadas e reviravoltas constantes passaram a acontecer. A audiência reagiu, mas Terra e Paixão ainda segue distante do sucesso de Pantanal (2022).

Mesmo assim, Terra e Paixão já será suficientemente longa. A última novela das nove da Globo a atingir tal marca foi Amor à Vida (2013), que também teve 221 capítulos. Foram tramas longas, mas com duração ainda distante de Irmãos Coragem (1970), a maior trama das oito da Globo, que teve impressionantes 328 capítulos e ficou um ano no ar.

Whatsapp


Leia também