Quando acaba Mulheres Apaixonadas? Globo mudou data do final

Mulheres Apaixonadas - Dan Stulbach, Helena Ranaldi e Pedro Furtado

Pedro Furtado, Helena Ranaldi e Dan Stulbach em Mulheres Apaixonadas (Divulgação / Globo)

Depois de anunciar o retorno de Paraíso Tropical (2007) no Vale a Pena Ver de Novo para dezembro, a Globo voltou atrás e adiantou a data de estreia do folhetim de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. A novela começará a ser reexibida no dia 27 de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedro Furtado, Helena Ranaldi e Dan Stulbach em Mulheres Apaixonadas (Divulgação / Globo)

Com isso, se nada mudar, Mulheres Apaixonadas (2003) será encurtada e vai terminar no dia 1º de dezembro (anteriormente, terminaria no dia 8 de dezembro).

A “tesoura” do canal, inclusive, já começou a entrar em ação para acelerar a reta final da novela de Manoel Carlos e fazer com que ela termine na última semana de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mudança de planos na Globo

Manoel Carlos (João Miguel Júnior / Globo)

Ao definir Paraíso Tropical como a sucessora de Mulheres Apaixonadas, a direção da Globo previa que a nova reprise entrasse no ar a partir do dia 4 de dezembro. Na primeira semana, como já é habitual, a trama dividiria espaço no Vale a Pena Ver de Novo com os últimos capítulos da novela de Manoel Carlos, que chegaria ao fim no dia 8 do mesmo mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Porém, o canal resolveu reconsiderar. A emissora entendeu que seria mais difícil emplacar uma nova novela num mês marcado por festas, confraternizações, feriados e férias. Deste modo, a estação dos Marinho optou por adiantar a estreia de Paraíso Tropical, na tentativa de dar mais tempo à produção para conquistar o público antes das festas.

Para viabilizar este adiantamento, a Globo precisou encurtar a reprise de Mulheres Apaixonadas, de modo que a novela chegasse ao fim na última semana de novembro. Assim, a trama “perdeu” cinco capítulos nesta reprise e vai ser encerrada com 135 episódios – a previsão era 140.

 

[anuncio_2]

Tesoura em ação

Salete (Bruna Marquezine) e Lucas (Victor Cugula) em Mulheres Apaixonadas (reprodução/Globo)

Depois de bater o martelo e decidir pela antecipação da estreia de Paraíso Tropical, a Globo já começou a tomar suas providências para acelerar a reta final de Mulheres Apaixonadas. A “tesoura” do canal já entrou em ação para que o último capítulo da história de Helena (Christiane Torloni) vá ao ar no dia 1 de dezembro.

O repeteco já chegou a ter três capítulos originais condensados em apenas um, mas o normal é que a Globo condense dois episódios em um. A prática deve se repetir até o final da obra, justamente para que haja tempo de Paraíso Tropical reestrear ainda em novembro.

Aposta ousada

Gustavo Leão (Matheus) e Gloria Pires (Lúcia) em Paraíso Tropical (Divulgação / Globo)

A Globo surpreendeu o público ao optar por reapresentar Paraíso Tropical no Vale a Pena Ver de Novo. Afinal, na época de sua primeira exibição, a trama derrubou os números da faixa das nove da emissora, que vinha num período de enormes sucessos – a trama sucedeu Páginas da Vida (2006), Belíssima (2005), América (2005), Senhora do Destino (2004), Celebridade (2003) e Mulheres Apaixonadas (2003), todas exitosas.

Apesar do resultado mediano, a trama conseguiu conquistar o público aos poucos e não chegou a ser considerada um fracasso. Personagens populares, como a prostituta Bebel (Camila Pitanga), fizeram a novela cair no gosto da audiência.

Ainda assim, trata-se de uma aposta arriscada da Globo. O canal vinha fazendo escolhas seguras ao optar por re-reprises de clássicos, como O Rei do Gado (1996) e a atual Mulheres Apaixonadas. A recepção de Paraíso Tropical nos finais de tarde é uma incógnita.

Sair da versão mobile