O fraco desempenho de Cheias de Charme (2012) e as especulações de que Eliana pode ganhar um programa diário vespertino na Globo colocaram em xeque o futuro da faixa Edição Especial. No entanto, ao que tudo indica, o slot de reprise de novelas deve seguir na programação, ao menos este ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a Globo terá que escolher bem sua próxima reprise na faixa das 14h40 para buscar reverter a má fase atual. O canal precisará apostar num verdadeiro arrasa-quarteirão que possa ser capaz de recuperar a audiência perdida.
Pensando nisso, o TV História lista abaixo quatro novelas que poderiam ser uma boa pedida para salvar a Edição Especial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira:
Cabocla (2004)
Vanessa Giácomo em CaboclaClássico de Benedito Ruy Barbosa, Cabocla sempre apareceu entre as favoritas para ganhar uma Edição Especial, mas, até agora, isso não aconteceu. No entanto, a trama seria uma boa opção para a faixa das 14h40.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A novela é um típico romance das seis, inserido dentro do tradicional universo rural de Ruy Barbosa. A história de amor entre Zuca (Vanessa Giácomo) e Luis Jerônimo (Daniel de Oliveira), além do romance proibido entre Belinha (Regiane Alves) e Neco (Danton Mello), são perfeitos para o horário.
Além disso, Cabocla oferece bons momentos com o embate entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça). A trama registrou excelentes índices de audiência em 2004 e repetiu o feito em sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo, em 2008.
Paraíso (2009)
Outro romance rural de Benedito Ruy Barbosa, Paraíso fez sucesso ao contar a história de amor entre Santinha (Nathalia Dill) e Zeca (Eriberto Leão). Ela foi prometida à vida religiosa pela mãe, enquanto ele é conhecido como o “filho do diabo”.
A trama reúne vários elementos que se tornaram uma constante nas obras rurais de Benedito Ruy Barbosa. A história do “diabinho na garrafa”, por exemplo, aparece aqui, por meio de Eleutério (Reginaldo Faria), que jura ser protegido pelo “amuleto”.
Paraíso é uma novela das seis bem típica, com condições de agradar ao público das 14h40.
Barriga de Aluguel (1990)
A reprise de Mulheres de Areia (1993) mostrou à Globo que o público não rejeita repetecos de novelas muito antigas. Por isso, Barriga de Aluguel seria uma excelente opção para resgatar a audiência perdida da Edição Especial.
Escrita por Gloria Perez, a novela narra a batalha de Clara (Claudia Abreu) e Ana (Cassia Kis) pela guarda de uma criança. A primeira gerou em seu ventre o filho biológico da segunda, mas criou um vínculo com o bebê e se recusou a entregá-lo, dando início a uma intensa batalha judicial.
Drama bem armado e extremamente envolvente, Barriga de Aluguel foi uma das novelas das seis de maior sucesso da Globo. E a temática segue atual, o que pode funcionar no início da tarde da emissora.
Tieta (1989)
Com Alma Gêmea (2005), a Globo quebrou a regra que o Vale a Pena Ver de Novo seria exclusivo de tramas das 21h, enquanto a Edição Especial seria restrita às tramas das seis e das sete. Sendo assim, nada impede que uma reprise de Tieta seja escalada para o início da tarde.
Baseada na obra de Jorge Amado, a novela de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn é um grande clássico da televisão brasileira. A trama é uma grande comédia situada no Nordeste brasileiro, fórmula que costuma funcionar muito bem – vide a atual No Rancho Fundo.
Seria a oportunidade de o público rever tipos antológicos, como a Tieta de Betty Faria e a terrível vilã Perpétua, vivida por Joana Fomm.