O fraco desempenho de Cheias de Charme (2012) e as especulações de que Eliana pode ganhar um programa diário vespertino na Globo colocaram em xeque o futuro da faixa Edição Especial. No entanto, ao que tudo indica, o slot de reprise de novelas deve seguir na programação, ao menos este ano.

Sendo assim, a Globo terá que escolher bem sua próxima reprise na faixa das 14h40 para buscar reverter a má fase atual. O canal precisará apostar num verdadeiro arrasa-quarteirão que possa ser capaz de recuperar a audiência perdida.

Pensando nisso, o TV História lista abaixo quatro novelas que poderiam ser uma boa pedida para salvar a Edição Especial.

Confira:

Cabocla (2004)

Vanessa Giácomo em Cabocla
Vanessa Giácomo em Cabocla

Clássico de Benedito Ruy Barbosa, Cabocla sempre apareceu entre as favoritas para ganhar uma Edição Especial, mas, até agora, isso não aconteceu. No entanto, a trama seria uma boa opção para a faixa das 14h40.

A novela é um típico romance das seis, inserido dentro do tradicional universo rural de Ruy Barbosa. A história de amor entre Zuca (Vanessa Giácomo) e Luis Jerônimo (Daniel de Oliveira), além do romance proibido entre Belinha (Regiane Alves) e Neco (Danton Mello), são perfeitos para o horário.

Além disso, Cabocla oferece bons momentos com o embate entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça). A trama registrou excelentes índices de audiência em 2004 e repetiu o feito em sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo, em 2008.

Paraíso (2009)

Outro romance rural de Benedito Ruy Barbosa, Paraíso fez sucesso ao contar a história de amor entre Santinha (Nathalia Dill) e Zeca (Eriberto Leão). Ela foi prometida à vida religiosa pela mãe, enquanto ele é conhecido como o “filho do diabo”.

A trama reúne vários elementos que se tornaram uma constante nas obras rurais de Benedito Ruy Barbosa. A história do “diabinho na garrafa”, por exemplo, aparece aqui, por meio de Eleutério (Reginaldo Faria), que jura ser protegido pelo “amuleto”.

Paraíso é uma novela das seis bem típica, com condições de agradar ao público das 14h40.

Barriga de Aluguel (1990)

A reprise de Mulheres de Areia (1993) mostrou à Globo que o público não rejeita repetecos de novelas muito antigas. Por isso, Barriga de Aluguel seria uma excelente opção para resgatar a audiência perdida da Edição Especial.

Escrita por Gloria Perez, a novela narra a batalha de Clara (Claudia Abreu) e Ana (Cassia Kis) pela guarda de uma criança. A primeira gerou em seu ventre o filho biológico da segunda, mas criou um vínculo com o bebê e se recusou a entregá-lo, dando início a uma intensa batalha judicial.

Drama bem armado e extremamente envolvente, Barriga de Aluguel foi uma das novelas das seis de maior sucesso da Globo. E a temática segue atual, o que pode funcionar no início da tarde da emissora.

Tieta (1989)

Com Alma Gêmea (2005), a Globo quebrou a regra que o Vale a Pena Ver de Novo seria exclusivo de tramas das 21h, enquanto a Edição Especial seria restrita às tramas das seis e das sete. Sendo assim, nada impede que uma reprise de Tieta seja escalada para o início da tarde.

Baseada na obra de Jorge Amado, a novela de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn é um grande clássico da televisão brasileira. A trama é uma grande comédia situada no Nordeste brasileiro, fórmula que costuma funcionar muito bem – vide a atual No Rancho Fundo.

Seria a oportunidade de o público rever tipos antológicos, como a Tieta de Betty Faria e a terrível vilã Perpétua, vivida por Joana Fomm.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor