Qual novela vai substituir Mulheres Apaixonadas? Conheça as favoritas

01/10/2023 às 10h38

Por: André Santana
Elizabeth Savalla em Amor à Vida (Reprodução / Globo)
Elizabeth Savalla em Amor à Vida (Reprodução / Globo)

André Santana

A bolsa de apostas para o próximo título do Vale a Pena Ver de Novo começou. Mulheres Apaixonadas (2003) ainda vai até dezembro, mas, desde já, o público anseia por descobrir qual decisão a Globo irá tomar para dar sequência à sua tradicional faixa de reprises de novelas.

Elizabeth Savalla em Amor à Vida (Reprodução / Globo)

América (2005), uma das favoritas, já foi descartada, tendo em vista que a trama voltará ao ar em novembro no Viva. Amor à Vida (2013), de Walcyr Carrasco, corre por fora, assim como O Outro Lado do Paraíso (2017), A Dona do Pedaço (2019) e Salve Jorge (2012).

Mas a emissora pode optar também por mais um clássico dos anos 1990, como as recentes Por Amor (1997) e O Rei do Gado (1996) e surpreender. Fato mesmo é que o canal não dispõe de muitas opções.

[anuncio_1]

LEIA TAMBÉM:

Favorito

Thiago Fragoso (Niko) e Mateus Solano (Félix) em Amor à Vida

Thiago Fragoso (Niko) e Mateus Solano (Félix) em Amor à Vida (divulgação/Globo)

Mesmo com Terra e Paixão em baixa, Walcyr Carrasco continua sendo bastante prestigiado na Globo. As reprises de suas novelas costumam render excelentes resultados de audiência, vide as recentes reapresentações de Chocolate com Pimenta (2003) e O Cravo e a Rosa (2000).

Curiosamente, suas novelas escritas para a faixa das 21h nunca foram reprisadas. Por isso, são grandes as chances de alguma delas emplacar uma volta no Vale a Pena Ver de Novo, já que a faixa de reprises se tornou exclusiva para tramas do horário nobre desde a estreia da Edição Especial das 14h40 – que vem priorizando tramas das 18h.

Por isso, Amor à Vida corre por fora para emplacar uma reapresentação, até pela força e popularidade de Félix (Mateus Solano), o vilão que virou protagonista. A emissora busca um título forte para elevar a audiência e, por isso, pode querer surfar na popularidade do dono do bordão “salguei a santa ceia”.

Mas vale lembrar que Carrasco também assinou O Outro Lado do Paraíso e A Dona do Pedaço, dois grandes êxitos das 21h. Sendo assim, a Globo pode surpreender e escolher uma das duas para um repeteco.

[anuncio_2]

Sucessos recentes

Salve Jorge - Carolina Dieckmann e Nanda Costa

Carolina Dieckmann e Nanda Costa (Foto: Divulgação / Globo)

O Vale a Pena Ver de Novo abriu pouco espaço para novelas das 21h da década de 2010. Apenas Avenida Brasil (2012) ganhou uma reprise no horário, em 2019. Sendo assim, a Globo tem uma gama de novelas relativamente recentes que poderiam figurar na faixa.

No entanto, a década teve altos e baixos e o canal produziu vários fiascos neste período. E mais: os sucessos da década já foram reprisados, em horário nobre, durante o período crítico da pandemia de Covid-19. É o caso de Fina Estampa (2011), Império (2014) e A Força do Querer (2017), que ganharam Edições Especiais.

Ou seja, no período em questão só “sobram” mesmo as novelas escritas por Walcyr Carrasco. O que aumenta as chances de Amor à Vida ou das tramas que o autor emplacou depois. Há ainda Salve Jorge, que faz sucesso no Globoplay. No entanto, a trama não foi considerada um êxito em sua exibição original, o que diminui suas chances.

Thumbnail Video Youtube

[anuncio_3]

Clássicos

Adriana Esteves e José Mayer estrelam A Indomada

Adriana Esteves e José Mayer estrelam A Indomada (divulgação/Globo)

Nos últimos anos, a Globo foi feliz ao promover “re-reprises” de clássicos das décadas de 1990 e 2000, como O Rei do Gado, Por Amor e Laços de Família (2000). Sendo assim, uma possibilidade seria a emissora continuar investindo neste segmento.

Se a opção prevalecer, A Indomada (1997) corre por fora. A novela de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares já foi cotada para uma nova reprise em outras ocasiões e costuma agradar todos os públicos por conta de sua mistura de humor e dramalhão.

Mas o canal pode ousar e optar por um folhetim mais “antigo”, como Pedra Sobre Pedra (1992) ou Fera Ferida (1994). Porém, trata-se de uma possibilidade remota, já que a emissora não ficou plenamente satisfeita com os resultados de Mulheres de Areia (1993) na faixa das 14h40. Isso pode desencorajar a direção da Globo a selecionar uma trama mais “antiga” para o Vale a Pena.

O público noveleiro deve segurar a ansiedade, já que a emissora ainda deve demorar um pouco para bater o martelo e definir a próxima reprise. Até porque o canal costuma definir o título faltando poucas semanas para a estreia. Mas, até lá, os fãs podem especular à vontade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.