No ar na faixa das 13 horas do Canal Viva, Corpo Dourado (1998) ainda tem algum chão pela frente. Mas isso não impede que os fãs do canal especulem sobre a próxima reprise que vai ocupar o horário.

Giovana Antonelli e Fábio Jr. em Corpo Dourado
Giovana Antonelli e Fábio Jr. em Corpo Dourado (Divulgação / Globo)

A trama de Antonio Calmon ocupa a faixa criada pelo Viva para folhetins de apelo infantil e juvenil. Inaugurado com Era Uma Vez… (1998), o horário também abrigou Sonho Meu (1993), O Beijo do Vampiro (2002) e Coração de Estudante (1998).

Sabendo que a Globo dispõe de poucas novelas juvenis, que trama poderia substituir o atual folhetim?

[anuncio_1]

O sol na cabeça

Cara & Coroa - Christiane Torloni
Christiane Torloni em Cara & Coroa (Divulgação / Globo)

Considerando as tramas que já foram exibidas na faixa, percebe-se que o Viva já deixou de lado novelas mais infantis e passou a apostar em tramas voltadas ao público jovem adulto. Afinal, Era Uma Vez…, Sonho Meu e O Beijo do Vampiro contavam com um amplo elenco mirim, o que não aconteceu com Coração de Estudante e com a atual Corpo Dourado.

Típico folhetim praiano que consagrou o autor Antonio Calmon, Corpo Dourado tem um núcleo jovem forte, com vários ídolos teen desfilando em traje de banho. Sendo assim, é bem possível que o Viva siga nesta toada.

Por isso, uma das favoritas para substituir Corpo Dourado é Cara & Coroa (1995), outra trama de Calmon com cenário praiano. Embora tenha um enredo mais “adulto”, a novela estrelada por Christiane Torloni também tem núcleos jovens fortes. Tanto que se tornou um clássico entre adolescentes dos anos 1990.

Cara & Coroa, vale lembrar, quase ganhou uma reprise no Viva em 2021. A novela chegou a ser anunciada como sucessora de A Viagem (1994) na faixa das 15h30, mas a emissora mudou os planos por não ter tido tempo hábil para resolver questões de direitos autorais. Paraíso Tropical (2007) ficou com a vaga.

 

[anuncio_2]

Jovens na faculdade

Tarcísio Meira e Angélica
Tarcísio Meira e Angélica em Um Anjo Caiu do Céu (Divulgação)

Antes de Corpo Dourado, o Viva exibiu no horário Coração de Estudante, novela que tinha um amplo núcleo jovem formado por universitários. Isso porque a trama tinha como cenário principal a Universidade de Nova Aliança e retratava a vida de estudantes que viviam em repúblicas.

Deste modo, o Viva pode optar por dar um tempo dos surfistas e voltar a trazer estudantes em cena reapresentando Um Anjo Caiu do Céu (2001), outra novela de sucesso de Antonio Calmon. A trama também contava com um amplo leque de personagens jovens e se passava em uma faculdade de moda.

Um Anjo Caiu do Céu, vale lembrar, estava praticamente certa como substituta de Coração de Estudante, mas acabou sendo preterida por Corpo Dourado. Quem sabe a hora não é agora?

[anuncio_3]

Outras opções

Vamp - Claudia Ohana e Ney Latorraca
Claudia Ohana e Ney Latorraca em Vamp (Divulgação / Globo)

Antonio Calmon, como se vê, é um autor que sempre tratou do universo jovem. Com isso, outras novelas suas estão aptas para uma reprise no horário, como Olho no Olho (1993), ou ainda re-reprises, casos de Top Model (1990) ou Vamp (1991), já exibidas no Viva.

Porém, há um outro autor que também fez muito sucesso entre os jovens e que anda meio esquecido da programação do Viva. Trata-se de Carlos Lombardi, autor de novelas que fizeram muito sucesso junto a esse público. Uga Uga (2000), Kubanacan (2003) ou Pé na Jaca (2006) poderiam ir bem no horário. Ou até mesmo a pouco lembrada Vira Lata (1996).

Mas o canal pode optar por uma re-reprise e recorrer a uma segunda reexbição de Quatro por Quatro (1994), um dos maiores sucessos do autor. Façam suas apostas!

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor