André Santana

Ao fixar a faixa de Edição Especial no horário das 14h40, a Globo transformou o espaço numa espécie de “Sessão Walcyr Carrasco”. Afinal, a faixa foi aberta com a reprise de O Cravo e a Rosa (2000), substituída pelo repeteco de Chocolate com Pimenta (2003). Trata-se de dois grandes sucessos assinados pelo autor, que já foram reapresentados inúmeras vezes.

Chocolate com Pimenta

Além das reprises, Carrasco voltará ao ar em breve com uma história inédita: Terra e Paixão, próxima novela das nove da Globo, que substituirá Travessia em maio. A nova trama virá com a missão de elevar os índices do horário, mas causará um “efeito colateral” que pode ameaçar o futuro da faixa de novelas da tarde da emissora.

Novela longa

Walcyr Carrasco
Victor Pollak / Globo

A Globo está apostando todas as fichas em Terra e Paixão. A emissora confia que Walcyr Carrasco (foto acima), que já salvou o horário outras vezes, conseguirá driblar a atual crise ocasionada pelo fiasco retumbante de Travessia.

Prova desta confiança é que Terra Bruta será uma das novelas das nove mais longas da emissora dos últimos tempos. O planejamento do canal é que o folhetim ultrapasse os 200 capítulos, terminando apenas em 2024.

Com isso, não apenas segurará o público do horário, como também dará o tempo necessário para que a direção da Globo defina sua substituta, já que, até o momento, a emissora ainda não tem a novela das nove seguinte; o remake de Renascer (1993) é considerado.

Ou seja, Walcyr ficará no ar com uma trama inédita praticamente todo o ano de 2023. Isso pode inviabilizar o planejamento da emissora para o slot de reprises após o Jornal Hoje, já que outra obra do autor era a mais cotada para substituir Chocolate com Pimenta, que deve terminar entre junho e julho.

Impasse

Cabocla - Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo
Divulgação / Globo

Em recente entrevista ao site TV Pop, Amauri Soares, diretor geral da TV Globo, deu a entender que Caras e Bocas (2009) seria a substituta de Chocolate com Pimenta na Edição Especial. O diretor afirmou que a ideia da faixa é reprisar produções das seis, mas que havia uma novela das sete muito adequada para o horário. Ao ser perguntado se a obra em questão seria Caras e Bocas, Soares deixou no ar…

Ou seja, mais uma novela de Walcyr Carrasco surge como forte candidata a ganhar uma Edição Especial na faixa da tarde da emissora carioca. Mas, se o autor já estará no horário nobre com Terra e Paixão praticamente o ano todo, uma reprise de Caras e Bocas não provocaria uma “overdose” de Carrasco?

Com isso, existe a possibilidade de outra obra ser reprisada no horário; Caras & Bocas entraria apenas mais adiante. Neste caso, Cabocla (2004, foto acima) aparece como uma das favoritas para a missão. Porém, mais uma vez, isso criaria um impasse, já que O Rei do Gado (1996) está no ar no Vale a Pena Ver de Novo. Ou seja, a Globo evitaria uma “overdose de Carrasco”, mas promoveria uma “overdose de Benedito Ruy Barbosa”.

Porém…

Chocolate com Pimenta - Guilherme Vieira e Mariana Ximenes
Divulgação / Globo

No entanto, vale lembrar que a emissora, nos últimos anos, não tem demonstrado muito esforço no sentido de evitar repetições em sua programação. Se antes havia um cuidado de não mostrar um mesmo ator em mais de uma produção de uma vez, hoje isso caiu por terra.

Tanto que o próprio Carrasco já viveu uma situação semelhante recentemente. A Globo promoveu o lançamento da reprise de Chocolate com Pimenta enquanto O Cravo e a Rosa estava no ar. Além disso, Verdades Secretas 2 (2021), também de Carrasco, era exibida no fim de noite. E mais: Alma Gêmea (2005), outro êxito de Walcyr, era reapresentada no Viva.

Ou seja, é pouco provável que Terra e Paixão impeça a Globo de reprisar outra obra do autor. A emissora sabe que as novelas de Walcyr Carrasco são campeãs de audiência e não deve abrir mão deste trunfo para definir sua programação.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor