Atualmente, o Viva exibe cinco novelas antigas da Globo: História de Amor (1995), Andando nas Nuvens (1999), Direito de Amar (1987), Sinhá Moça (2006) e América (2005). Destas, apenas uma já tem substituta definida.

Direito de Amar - Gloria Pires
Gloria Pires em Direito de Amar (Divulgação / Globo)

Ou seja, o canal pago do Grupo Globo precisa definir quatro títulos para compor sua programação ao longo de 2024. Os fãs torcem para que grandes clássicos ganhem vez na grade da estação.

Que novela substitui História de Amor no Viva?

 

Das cinco novelas em exibição no Viva, apenas História de Amor já tem substituta definida. Trata-se de A Viagem (1994), que ganha seu terceiro repeteco no canal para celebrar os 30 anos de sua estreia.

Escrita por Ivani Ribeiro, a trama espírita foi um dos maiores sucessos da história da Globo e, até hoje, tem fãs ardorosos. A novela conta a história de amor de Otávio (Antonio Fagundes) e Diná (Christiane Torloni), que ultrapassa a barreira da morte. O romance é atrapalhado pelo espírito obsessor Alexandre (Guilherme Fontes), irmão de Diná, que quer se vingar de Otávio.

A produção foi a escolhida para substituir História de Amor, relançada no ano passado em alusão aos 90 anos do autor Manoel Carlos. Ou seja, a faixa das 12h15 do Viva se firma como um espaço para reprises que celebram efemérides importantes. A Viagem estreia em 22 de abril.

Quais são as próximas novelas do Viva?

Murilo Benício e Deborah Secco em América
Murilo Benício e Deborah Secco em América (Divulgação / Globo)

Por enquanto, A Viagem é a única novela confirmada no Viva. Porém, em breve, o canal deve definir quais serão os novos títulos que ocuparão suas diferentes faixas da programação.

Direito de Amar, no ar no horário das 14h40, tem término previsto para 21 de junho. Sendo assim, em 24 de junho, uma nova história deve entrar no ar. A expectativa é que a direção do Viva escolha mais uma novela dos anos 1980 para o horário.

Já América, no ar às 22h50, deve terminar em 19 de julho. Ultimamente, o Viva tem exibido novelas das oito dos anos 2000 neste espaço e, portanto, mais um folhetim desta época deve ser escalado para substituir a história de Gloria Perez. Celebridade (2003), Belíssima (2005) e A Favorita (2008) são fortes candidatas.

Quais novelas o Viva vai exibir no segundo semestre de 2024?

Caio Blat e Vanessa Giácomo em Sinhá Moça
Caio Blat e Vanessa Giácomo em Sinhá Moça (Divulgação / Globo)

No dia 2 de agosto, o repeteco de Sinhá Moça chega ao fim no Viva. O canal, então, deve escolher mais um título dos anos 2000 para dar sequência à faixa das 15h30.

Por fim, Andando nas Nuvens deve ficar no ar até o dia 6 de setembro. Como a trama ocupa a faixa criada para tramas de pegada mais juvenil, a expectativa é que o espaço seja ocupado por novelas como Cara & Coroa (1995), Uga Uga (2000) ou Um Anjo Caiu do Céu (2001).

O Viva ainda não definiu quais serão as próximas novelas de sua programação. No entanto, não deve demorar para que as novidades do canal pago do Grupo Globo sejam anunciadas.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor