Público se uniu para pedir fim de quadro da Praça: “Falta de graça”

Carlos Alberto de Nóbrega - A Praça É Nossa

Carlos Alberto de Nóbrega - A Praça É Nossa

Há 36 anos no ar, A Praça é Nossa, apresentada por Carlos Alberto de Nóbrega, se tornou um dos maiores sucessos da história do SBT e teve muitos quadros. Alguns deles geraram polêmica e mobilizaram o público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carlos Alberto de Nóbrega em A Praça É Nossa (Reprodução / SBT)

Um dos segmentos do programa deu o que falar entre 2011 e 2012, quando até mesmo um abaixo-assinado foi organizado para tentar tirar a atração do ar. Era o quadro Batman e Robin, protagonizado por Tuca Graça e Alexandre Frota.

Sátira dos heróis

Tuca Graça e Alexandre Frota como Batman e Robin em A Praça É Nossa (reprodução/SBT)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tratava-se de uma paródia da famosa dupla dos quadrinhos, do cinema e da televisão, que foi exibida por muitos anos. Graça vivia Batman, enquanto Frota fazia um Robin afeminado.

Um grupo liderado pelo publicitário e quadrinista Lincoln Nery criou uma petição on-line para que o SBT tirasse o quadro do ar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

“Como fãs do personagem Batman no Brasil, fazemos este abaixo-assinado para o fim da representação do personagem pelo SBT. Fazemos isso por respeito aos direitos autorais da marca, e também pela falta de originalidade e ‘graça’ do texto. Pois, o humor deve se reinventar e não ficar preso a clichês que vêm desde a década de 50”, dizia o texto da petição, que está no ar até hoje e teve o apoio de 226 pessoas.

[anuncio_2]

Deboche

Marcelo de Nóbrega e Carlos Alberto de Nóbrega (Divulgação / SBT)

Após se destacar num especial de fim de ano da emissora, houve rumores de que o quadro se tornaria uma atração própria, o que foi negado pelo canal.

“Queremos mostrar que tanto os fãs como os homossexuais não curtem essa paródia disfarçada, que pode não ser compreendida por crianças e pessoas que não tenham conhecimento. Por isso, os fãs brasileiros do Cavaleiro das Trevas estão assinando um abaixo-assinado para a retirada do deboche de Alexandre Frota do ar”, explicou Lincoln, em entrevista ao jornal O Globo de 6 de janeiro de 2012.

Na época, a reportagem procurou o SBT e Alexandre Frota, mas ninguém quis se manifestar.

A petição não conseguiu tirar o quadro do ar, mas Batman e Robin foram vítimas de outro acontecimento: a não-renovação do contrato entre a emissora e a Warner, em 2015.

A produtora norte-americana notificou o SBT para que a atração fosse encerrada. Alexandre Frota acabou saindo do SBT em 2017.

Autor(a):

Sair da versão mobile