André Santana

Quando a Globo veiculou o primeiro teaser de Mar do Sertão, nova novela das seis da emissora, o público imediatamente se lembrou de Cordel Encantado, trama do mesmo horário exibida em 2011. Isso porque a peça de divulgação usava elementos de cordel, como a rima e a xilogravura, que também apareciam na história criada por Duca Rachid e Thelma Guedes.

Cordel Encantado

Com mais chamadas no ar, a impressão de que uma nova Cordel Encantado (foto acima) ficou ainda maior. Mar do Sertão também se passa no interior do Nordeste e traz, entre seus personagens principais, vários arquétipos que também eram retratados na história de Açucena (Bianca Bin).

Cordel Encantado se passava na pequena cidade de Brogodó, lar de coronéis, como o vilão Timóteo Cabral (Bruno Gagliasso). Ali, havia o prefeito, o delegado, o padre e tantas outras figuras que formam este microcosmo. Mar do Sertão repete estes elementos, que agora povoam a cidadezinha de Canta Pedra.

Mar do Sertão

Outro ponto que reforça a semelhança entre Cordel Encantado e a nova novela de Mário Teixeira é a presença de Débora Bloch no elenco. A atriz, que foi a vilã Úrsula na trama anterior, volta a interpretar uma megera, Deodora. Renato Góes, o Fausto de Cordel Encantado, também está de volta, como Tertulinho.

Diferenças

Mar do Sertão

No entanto, apesar das semelhanças, Mar do Sertão não é um remake disfarçado de Cordel Encantado. Na verdade, as duas histórias são bem diferentes. A principal diferença é que, ao contrário de Cordel Encantado, Mar do Sertão é uma novela contemporânea, ou seja, se passa nos dias de hoje. Cordel se passava no final do século 19.

Outra diferença é que a cidade de Brogodó, de Cordel Encantado, ficava localizada entre Sergipe e Alagoas, enquanto Canta Pedra, de Mar do Sertão, está situada no interior da Bahia.

Por fim, Cordel Encantado, como o próprio nome sugere, trazia uma história com elementos mais lúdicos, envolvendo reinos europeus e uma princesa perdida. Já Mar do Sertão tem os pés mais fincados na realidade brasileira, mas fazendo as já esperadas concessões ao folhetim.

Ou seja, é a identidade visual de Mar do Sertão que remete a Cordel Encantado. No mais, as duas novelas têm propostas distintas.

Quando estreia Mar do Sertão?

Mar do Sertão

Mar do Sertão conta a história de amor de Candoca (Isadora Cruz) e Zé Paulino (Sergio Guizé). Porém, eles são separados pelo destino: Zé Paulino sofre um acidente e é dado como morto. Depois de dez anos, quando retorna, sua noiva está casada com seu grande rival, Tertulinho (Renato Góes).

A trama estreia na segunda-feira, 22 de agosto, substituindo Além da Ilusão. Mar do Sertão é escrita por Mário Teixeira, com direção geral de Allan Fiterman.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor