André Santana

Várias das próximas tramas que a Globo lançará entre 2022 e 2023 resgatam elementos que caracterizaram outras novelas de sucesso, como Alma Gêmea, Cordel Encantado e Cheias de Charme.

Cheias de Charme

A emissora começou a veicular o primeiro teaser de Mar do Sertão, nova novela das seis. A chamada da trama, escrita por Mário Teixeira, traz alguns detalhes da trama principal em ritmo de cordel, e é ilustrada por xilogravuras.

A peça é muito parecida com a que foi feita para o lançamento de Cordel Encantado (2011). A semelhança visual entre as duas tramas foi percebida por vários espectadores, que apontaram a coincidência nas redes sociais.

Mar do Sertão

Mas Mar do Sertão não é a única nova novela da Globo a trazer elementos que despertam a sensação de déjà vu.

Lenda

Alma Gêmea

Em Terra Vermelha, título provisório da novela das nove que substituirá Travessia na Globo, o autor Walcyr Carrasco pretende voltar a abordar as lendas dos terena, povos originários do centro-oeste brasileiro. O autor se baseará na Lenda das 700 Luas para contar sua próxima história, que estreia em 2023.

Não é a primeira vez que Carrasco traz esta temática para uma novela. Em Alma Gêmea, sucesso de 2005, o autor trouxe um pouco do universo dos terena na origem da protagonista, Serena (Priscila Fantin), que era uma jovem mestiça que vivia na tribo.

Os terena não tiveram muito espaço em Alma Gêmea, já que Serena apenas começa a novela na tribo, mas logo vai embora para São Paulo. No entanto, a nova novela deve explorar paisagens que marcaram a trama das seis, como a Gruta do Lago Azul, um dos mais famosos cartões postais de Bonito (MS).

Musical

Leticia Salles

O horário das sete também não escapará da impressão de “já vi isso em algum lugar”. No ano que vem, Cara e Coragem será substituída por Vai na Fé, trama escrita por Rosane Svartman, autora de sucessos como Totalmente Demais (2016) e Bom Sucesso (2019).

A nova novela conta a história de Solange (Sheron Menezzes), uma mocinha batalhadora que vende marmitas para sustentar a família. Sua vida muda quando ela se torna backing vocal de um cantor de funk, tornando-se um grande nome do cenário musical. Mas ela terá como pedra no sapato a malvada Érica (Letícia Salles), descrita como uma vilã cômica.

Parece familiar? Sim, a trajetória de Solange lembra bastante a das três protagonistas de Cheias de Charme (2012). Na trama de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez, as empregadas domésticas Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond) são alçadas ao estrelato quando um clipe musical protagonizado por elas se torna um hit na internet.

Assim, elas se tornam o grupo musical Empreguetes, que faz um grande sucesso Brasil afora. A explosão das Empreguetes desperta a fúria de Chayene (Cláudia Abreu), uma cantora decadente que faz de tudo para se livrar das rivais.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor